2012/09/12

Novo iPhone 5 é Apresentado Hoje


Novo iPhone, iPhone LTE,  iPhone 5, iPhone 2012... ninguém sabe ainda qual será a designação oficial do novo iPhone da Apple, mas daqui por mais algumas horas sabermos (estão convidados a juntar-se na nossa chatroom a partir das 18h para acompanharmos o evento em directo).

Actualização: parece que vai mesmo ser o iPhone 5, a acreditar pelos resultados da caixa de pesquisa do site da Apple.

O iPhone é um modelo que mudou o panorama dos equipamentos mobile, de tal forma que muitos até se esquecem do "quanto" o fez. Envolto nas polémicas batalhas das patentes, o que é certo é que muitas das coisas que agora se consideram banais ou "normais", não o eram antes do iPhone ter surgido (bastará recordar que grandes dirigentes de gigantes como a Nokia e a RIM gozavam com a Apple, por esta imaginar poder ter sucesso com um único modelo, de preço elevado, e sem teclas).

Mas agora tudo é diferente... e os olhos estão voltados para o novo iPhone que há-de vir. Um novo design, mais esticado para dar espaço a um ecrã maior e que passa a ter formato 9:16; uma estrutura unibody metálica mais resistente; 4G/LTE global que deverá funcionar em muitos países; CPU ligeiramente revisto (mas não dando o salto para os quad-core); e memória duplicada, para 1GB de RAM.

Ou seja... evoluções naturais, mas longe dos saltos "revolucionários" que muitos gostariam de ver para saciar os seus desejos de "mais e melhor", ou melhor dizendo... de algo inesperado e que funcione quase como apoteose que permita dizer: "thciiii... era mesmo isto!"

No entanto, torna-se cada vez mais difícil cumprir com tão elevadas expectativas - e o lançamento do iPhone 4S demonstrou-o; sendo recebido de forma bastante "morna"... mas depois revelando-se no iPhone mais bem sucedido de sempre. Não será estranho imaginar que a Apple opte por uma coisa idêntica neste novo iPhone.

A nível do iOS, o iOS6 traz algumas novidades, mas faltará ver até que ponto serão suficientes para o rejuvenescer  - já que em muitos aspectos começa a acusar o peso da idade; mesmo sabendo-se que o equilíbrio entra a eficiência, simplicidade de utilização, e a versatilidade, são coisas onde será impossível agradar "a todos".

De fora desta apresentação, mas em jeito de ameaça iminente deverá ficar a possibilidade de ficarmos a conhecer um novo mini-iPad de custo mais reduzido, que se tornará num concorrente feroz dos Kindle HD e Nexus 7. Quanto a um iPhone de baixo custo... já os há: com cada novo iPhone, os anteriores continuam a ser oferecidos a custo reduzido. Com a chegada do 5, a Apple fica com espaço para colocar o 4S num preço intermédio, e fazer do 4 o seu novo modelo "económico" - e ainda a possibilidade de manter o 3G a preços ainda mais reduzidos, para os mercados emergentes que vão absorvendo milhões e milhões de smartphones.


E para terminar: a eterna questão: será que este ano iremos ter direito a um "one more thing"? Ou será que isso terá servido apenas para marcar a era Steve Jobs, e não mais será usado? Daqui por mais algumas horas saberemos.

1 comentário: