2012/09/28

Tim Cook Pede Desculpa pelos Mapas do iOS 6


Parece que toda a comoção que se tem gerado em torno dos mapas do iOS6 chegou a um ponto em que o próprio Tim Cook achou que deveria intervir, enviando uma carta aberta.

Uma carta onde diz que a Apple se esforça por criar os melhores produtos possíveis, mas que no caso do mapas não conseguiu estar à altura do que se esperava, e pede desculpa pela frustração causada aos cliente. Enquanto os prometidos melhoramentos não chegarem Tim Cook aconselha os utilizadores a descarregarem outras Apps de mapas, como o Bing, MapQuest, Waze; ou usar os mapas online do Google ou da Nokia - que relembra - poderão ser transpostos para o home screen criando um atalho.

... Não fez mais que a obrigação dele, mas... seria mesmo necessário passar por este espectáculo todo, lançando um produto que eles certamente saberiam que não estava pronto para "consumo imediato"?

4 comentários:

  1. Admitir o erro, pedir desculpa e apontar alternativas é algo que mais empresas deveriam fazer e não esquecer que nem sou muito apologista apple mas estiveram muito bem aqui.

    Em relação à parte prática da coisa é que assim têm uma base de beta-testers muito maior e sinceramente não gostaria de ser um beta-tester sem ser pago para tal e isto sim é muito mau pois de certeza que os problemas eram mais que conhecidos...

    ResponderEliminar
  2. Admitir? A Apple tem o ego maior que o corpo, e "admitir o erro" é porque não têm vontade de dizer que fizeram burrada da grande: quiseram eliminar o "bola de ouro" com um jogador (fraco) das distrais, quando ainda tinham contrato de 1 ano. Basicamente o que a Apple tem no ego, é achar que pode dar os tiros nos pés que quiser, que nunca vai doer. Ora pois.... .... afinal já está a começar a doer :) Eu era super-fã dos iPhone, até que vi o Android 2.x em bons telemoveis e disse que chegou a hora de jogar no lado justo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva

      Concordo com quase tudo, Polidinho, mas essa do "jogar no lado justo"... lol
      No mínimo naif, não?
      Ora... :)

      Eliminar
  3. Já uso GPS dedicado para aí há uma dúzia de anos, com mapas desactualizados, porque não tinha vontade de comprar outros e não entendia nos fóruns dos mapas pirata (faltava-me a paciência, aquilo é mesmo difícil de perceber).

    Agora passei para o GPS para iPhone com mapas actualizados (TomTom Iberia, para a navegação habitual, TMN Drive por causa dos "pontos de interesse, e Navigon Europe por se poder carregar mapas país a país e por causa dos percursos a pé).

    Qualquer deles já me deu indicações erradas. Com tanta choradeira por causa da perda do Mapas Google no iOS parece que se perdeu uma grande coisa. O street view, onde havia, era inequivocamente interessante. Mas experimentem, por exemplo, pedir o percurso de transportes públicos do Campo Pequeno para o Rossio. Diz-vos para subir a João XXI e apanhar o metro no Areeiro para a Praça da Figueira. Que haja uma linha directa passa-lhe ao lado.

    O Mapas Apple tem o 3D, que é excepcional (onde existe) e o turn-by-turn (nos equipamentos onde funciona).

    Admitamos que no Mapas Apple o nome da rua de baixo está trocada com o da rua de cima num caso ou noutro. Lança-se a app quando os nomes estão bem (e como)? Ou lança-se com os erros que sempre existem e pede-se aos utilizadores informação de retorno para correcções ?

    Ah, mas a Apple é malvada, já nem deixa a Google prestar um serviço público através do seu Mapas no IOS. A Google está interessada é em que o dono do restaurante lhe pague para aparecer no seu mapa. O mesmo interessa à Apple.

    ResponderEliminar