2012/09/05

Vídeo Publicitário do PureView... é "Falso"


Ontem ficamos a conhecer os novos Nokia Lumia Windows Phone 8, com o Lumia 920 a ostentar orgulhosamente o "PureView" para destacar a sua câmara - que mesmo não sendo a do Nokia 808, oferece estabilização óptica que promete ser a referência no segmento.

E para demonstrar isso, a Nokia tem um vídeo onde podemos ver o PureView em acção... e a mostrar lado a lado segmentos de vídeo gravados sem estabilização óptica e com estabilização óptica, naquilo que se poderia imaginar que fosse gravado com um Lumia 920.



Mas, azar dos azares, há ali um momento em que uma inocente janela mostra o reflexo de quem está a filmar, e vemos que é uma carrinha, com iluminação, e uma câmara bastante mais volumosa que não é um Lumia 920.

Actualização: tal como no vídeo, também as fotos de demonstração foram tiradas com uma câmara DSLR e não um Lumia 920.

A Nokia já veio confirmar que o vídeo não foi gravado com um Lumia nem pretendia induzir em erro os espectadores, e que pretendia apenas demonstrar as vantagens do sistema de estabilização óptico... Mas... isso é algo que já todos conhecemos, pois já existem no mercado câmaras/lentes que o fazem há mais de uma década.

Se era para demonstrar o que o Lumia 920 vale, porque não o usaram efectivamente? Haveria melhor publicidade do que poder dizer que o próprio anúncio tinha sido gravado com um Lumia? Já sabemos que a Nokia tem smartphones com câmaras capazes disso... como o N9 ou o Nokia 808... o "verdadeiro" PureView; e será de prever que o 920 não fique atrás deles...


Actualização: a Nokia já pediu desculpas, e apresentou um novo vídeo, desta vez gravado com um Lumia 920.

10 comentários:

  1. lol, é tão chato quando acontecem coisas destas :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/9/12 01:32

    Quando as vezes se pensa que se esta no fundo... pode-se ainda pior.
    Absurdo a forma como a Nokia passou de símbolo e marca mundial, a motivo de risada e descrédito total.

    ResponderEliminar
  3. Eu não acredito que a maioria das pessoas pense que estes comerciais que passam na tv/net são demonstrações reais dos equipamentos a serem usados!

    Um exemplo:
    http://www.youtube.com/watch?v=8ciagGASro0

    Este video, como tantos outros, é mais trabalho de pós-produção do que uma demonstração real...

    Estes videos são para dar a conhecer o produto e tentam embeleza-lo ao máximo!

    Ja alguma vez comeram um hamburger no mcdonalds com este aspecto?
    http://ssl.honoluluadvertiser.com/pages/07bestofthebest/images_ads/ads_mcdonalds.jpg

    Pois lá esta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com teu argumento, mas aqui a Nokia pretendia mostrar o que seria comer um hamburguer real igual ao da fotografia em comparação com os "comuns" que temos nas lojas, só para ficarmos na metáfora do McDonald's. :-)

      Eliminar
  4. como já escrevi noutro post sobre a falsidade destes anuncios, não me parece haja espaço para que isto seja notícia a não ser que seja do interesse rebaixar o produto.

    Acho também engraçado que só se rebaixe um produto em relação aos demais ...

    aqui fica um exemplo de outro vídeo. Talvez seja falso também!

    http://www.youtube.com/watch?v=JKWRI9RoxN0


    Gostaria de saber se alguma vez compraram comida congelada e se alguma vez o resultado / quantidade é o mesmo? Alguma vez isso foi notícia?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não é a primeira vez que as empresas são apanhadas a fazer este tipo de coisas (lembro-me de um caso há uns anos, em que a propria campanha a uma Nikon - ou Canon - tinha sido feita com câmaras da empresa "concorrente").

      Não é questão de rebaixar um produto - pois nem se está a criticar qualquer Lumia, mas sim o vídeo publicitário, é até é de esperar que a câmara do Lumia 920 seja mesmo de referência no segmento dos smartphones. No entanto, este incidente seria perfeitamente evitável, e por algum motivo a própria Nokia já veio pedir desculpa.

      Desnecessário será transformar isto em mais do que aquilo que é. Foi uma falha da Nokia (que não é exclusiva deles, como se referiu), lição aprendida -espera-se - siga-se para a frente...

      Eliminar