2012/10/24

iPad Mini vs os Outros

Quando colocamos o novo iPad mini lado a lado com os seus concorrentes directos, há alguns aspectos que podem ser interessantes analisar:


Quando comparado com o Nexus 7, Kindle Fire HD de 7" e o Nook HD, vemos que apesar do iPad mini ter uma área de ecrã superior (que a Apple tanto gabou)... é o que tem menos resolução efectiva: 1024x768 vs 1280x800 e 1440x900 - e tem também menos memória RAM (512 vs 1GB).

Já no capítulo da memória Flash, é o único que oferece possivilidade de ir até aos 64GB, e é também o único que - por agora - anuncia a disponibilidade de uma versão 3G/LTE (espera-se que o Google possa vir a oferecer um Nexus 7 LTE em breve, mas ainda não é oficial).

Curiosamente, o iPad mini é também o único tablet a oferecer uma câmara traseira... (acho curioso que os outros achem que isso é dispensável)...

Mas, claro que depois a principal diferença salta à vista no momento de olhar para os preços: enquanto todos os outros têm modelos a começar na barreira psicológica dos $199, o iPad mini começa nos $329! (Mesmo se só o Kindle oferece 16GB no modelo base, e os outros cobrem $229 e $249 - para se poder fazer uma comparação mais justa).

Está visto que não será pelo preço que o iPad mini irá conquistar clientes. Mas... considerando que é também o mais fino e leve, e deverá ter uma qualidade de construção acima da méda... não deverá faltar quem ache que o preço acrescido seja justificado.

9 comentários:

  1. Sem dúvida que a qualidade Apple paga-se, mas o preço para este "mini" parece-me um exagero! Um hardware de ano passado (ou seja, custos já baixos) misturado com uma bateria e ecrãs mais pequenos (e daí custos ainda mais baixos), a este valor é surreal.

    ResponderEliminar
  2. ando indeciso entre Nexus e FireHD pois têm a melhor qualidade/preço.
    Mais uma comparação:
    http://iphoneheadlines.com/images/2012/10/ipad-vs-kindle-fire-hd-vs-nexus-vs-surface-rt-vs-playbook-spec-shootout_nsico_0.jpg

    ResponderEliminar
  3. Devo dizer que estou bastante curioso quanto ao que os entendidos vão dizer sobre a qualidade do ecrã do iPad Mini vs o do Nexus 7, quando os puderem comparar directamente.

    "O do iPad Mini é melhor porque tem uma área 35% maior e não tem os botões que comem espaço". "Ah não, o do iPad Mini tem uma resolução de 1024x768 e 163 ppi, enquanto o Nexus tem uma resolução de 1280x800 e 216 ppi, logo o do Nexus é melhor".

    Quanto à resolução é destas coisas, se tivesse uma foto com resolução de exactamente 1280x800, à partida era "lida" no Nexus, preenchendo o ecrã inteiro, enquanto no Mini, sem lhe mexer ia ficar um bocado cortada. Claro que neste ponto parece a discussão entre uma objectiva de 35mm e outra de 50mm: "Com a minha de 35 mm, tenho um ângulo maior a fotografar uma paisagem" (dando um passo atrás com uma 50mm tem-se o mesmo ângulo), "Com a minha de 50mm consigo maior aproximação e uma foto mais detalhada" (dando um passo em frente com uma de 35mm é igual).

    Com ajustes no zoom facilmente a foto no ecrã do iPad Mini está do tamanho da do Nexus. Quando isso acontecer, enquanto o ecrã do Nexus está totalmente ocupado a do iPad Mini tem 35% extra para outra coisa qualquer. Por outro lado, a fotografia no Nexus terá uma resolução de 1280x800 pixeis e a do iPad Mini bastante menos.

    Se a qualidade da fotografia depender apenas do número de pixels a do Nexus estará mais nítida.

    Se for só isto então terá que se ponderar o que vale mais, os 35% de área extra do ecrã do iPad Mini ou a maior nitidez das imagens da mesma dimensão no Nexus.

    A questão é que a qualidade do ecrã não depende só do ppi. Depende também do tipo de display e do GPU para iluminar os pixels. Não é impossível que o ecrã do iPad Mini seja melhor, apesar do ppi mais baixo. Nesse caso toda a vantagem estaria do lado do iPad Mini. Há também o toque e o zoom que obriga a ver isto de modo diferente dos ecrãs convencionais, estáticos.

    Cá fico à espera do comparativo :D

    ResponderEliminar
  4. Acho que este Mini era desnecessário. Não acrescenta nada de novo, é caro, entra num mercado repleto de aparelhos semelhantes e contamina o universo Apple com algo que pode tornar-se um verdadeiro erro de "casting".
    Inverteram-se os papéis, agora é a Apple que corre atrás do mercado quando antes era o contrário.

    ResponderEliminar
  5. é uma parvoice comparar a RAM entre esses diferentes dispositivos quando têm diferentes sistemas operativos. As exigências são diferentes, e a gestão da memória também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @ajrpc

      Seria parvoíce sim... se não tivesses o iPad 3 (e agora 4) e o iPhone 5 com 1GB de RAM. Se o iOS não tirasse proveito dela a Apple não a teria colocado nos equipamentos mais recentes, certo?

      Nem que fosse simplesmente usado para os jogos e para o browsing na web (evitando o redesenhar de páginas complexas) seria sempre útil (e estamos a falar de "tostões" no custo de fabrico de um equipamento).

      Eliminar
  6. Deve ser o pior produto móvel da Apple de sempre xD

    ResponderEliminar