2012/10/26

Lançamento Apptivity - Mattel/Apple

Em parceria com a Apple, a Mattel apresentou ontem em primeira mão na GMS - Apple Premium Reseller nas Amoreiras o conceito e marca Apptivity. E como não podia deixar de ser... estivemos lá! Passo a palavra ao nosso enviado especial (e caro amigo) António Rodrigues, que nos conta como foi.


Definido como "O brinquedo que aderiu ao Tablet!" e contando com um leque de jogos apropriados, a Mattel criou uma nova forma de brincar juntando o iPad com um brinquedo físico, unidos através de jogos criados ou adaptados para a app “Apptivity” disponível gratuítamente na app store.

Aproveitando a popularidade que o iPad conquistou junto deste público, a Mattel juntou a tradicional "brincadeira com bonecos" à tecnologia e ao virtual.

No evento estiveram presentes alguns VIP's, que em conjunto com os seus rebentos puderam experimentar uma nova forma de interagir com o iPad.




Para darmos uso a estes brinquedos interactivos basta abrir a app, selecionar o jogo correspondente ao brinquedo e colocar o mesmo sobre o ecrã. Como por magia, estes ganham vida assim que se faz uma ligeira pressão no brinquedo, com o jogo a responder de forma imediata aos movimentos do jogador.

Grande parte dos movimentos no jogo são automáticos, o que facilita imenso a interação. Em alguns títulos, usa-se um misto entre brinquedo e touch, como no jogo de corridas em que há desafios onde é necessário disparar (tecla no próprio brinquedo) e simultâneamente accionar a alavanca de velocidades com recurso a uma tecla no ecrã touch.


E antes que perguntem “e isso não é perigoso para o ecrã?”, respondo: não. Marta Bello, Gestora da Marca, referiu que a Mattel investiu muitas horas de investigação e testes no desenvolvimento dos brinquedos com um plástico especial, de modo a eliminar qualquer tipo de risco que pudesse danificar o ecrã do iPad – apenas há que ter o cuidado de verificar se o plástico se encontra limpo. Manda o bom senso que uma criança seja supervisionada por um adulto ao manipular um dispositivo sofisticado como o iPad.

O brinquedo conta com três ou quatro sensores na sua base, posicionados estratégicamente e feitos de um material semelhante às canetas touch, e que é totalmente seguro para o vidro do iPad. Alguns contam ainda com um botão extra para recolher os sensores, para pemitir que a criança tenha um brinquedo com o qual possa entreter-se sem recurso ao iPad e sem perigo de danificar os sensores.

Tal como nos brinquedos tradicionais, nos Apptivity cada brinquedo tem uma forma distinta, permitindo descobrir novas opções no jogo associado – refira-se que esta associação é exclusiva: cada brinquedo apenas funciona com o título para o qual foi desenhado. Em títulos como o HOT WHEELS, cada carro distinto disponibiliza opções e modos de jogo diferentes.



Actualmente o leque de Apptivitys ainda é reduzido, mas Marta Bello avançou que o catálogo vai ser expandido com mais títulos no início de 2013. Na oferta vão ser incluídas propostas aliciantes para os mais novos, como alguns do universo Barbie, por exemplo.

Nenhum dos títulos actuais conta, para já, com interação online, seja na forma de armazenar pontuações e badges ou até mesmo na possibilidade multiplayer. Esta última vertente apenas existe no título Friut Ninja, onde é possível jogar contra um oponente no mesmo ecrã com recurso a dois brinquedos, ou touch + brinquedo. E sim, é possível jogar com os dedos apenas, mas perdendo todo o sentido da coisa – e sendo o controlo menos eficiente.

Apesar do conceito se assumir como a junção entre o tradicional e o moderno, procurando fomentar a união da família em torno da diversão, faz todo o sentido que a vertente multiplayer online seja mais explorada em títulos futuros. Não só para aproveitar sinergias entre o conceito Apptivity e iPads always-online, como para potenciar vendas ao estimular a competição entre a criançada (e não só!)

Em relação a outras plataformas, de fora não ficou a hipótese do conceito ser expandido igualmente ao universo Android.


A avaliar pelo entusiasmo que ficou patente nas bancadas de teste, a Mattel criou um produto vencedor dedicado á família e especialmente aos mais novos. Foi um corropio constante entre os mais novos que saltavam de mesa em mesa, ávidos de experimentar todos os jogos e brinquedos, e os mais velhos a fazer o gosto ao dedo igualmente curiosos com a novidade.

A facilidade assombrosa com que os mais novos começaram a jogar assim que tomaram o primeiro contacto com o conceito, comprova que este é um produto feito à imagem da Apple: simplicidade e funcionalidade acima de tudo. Ver uma criança com menos de três anos a divertir-se com o Fruit Ninja como se jogasse aquilo desde que nasceu foi muito bom ;)


A lista de produtos Apptivity disponíveis para já, nas lojas El Corte Ingles, Sonae, Toys’R’Us, Fnac e GMS – Apple Premium reseller, é a seguinte:

  • Veículos HOT WHEELS
  • Fruit Ninja
  • BATMAN The Dark Knight Rises
  • Angry Birds Magic


Como referência, o preço listado na GMS é de 14,99€ para cada box com brinquedo.


A Mattel consegiu criar um conceito que, apesar de não ser totalmente novo, foi implementado de forma exemplar: reduziram ao mínimo essencial as ações necessários nos jogos, tornando dessa forma a interação imediata e intuitiva, e uma experiência nada frustrante até para os menos expeditos nestas coisas das tecnologias ;-)

Os Apptivity têm imenso potencial, assim a Mattel saiba aproveitar e expandir o conceito com a vertente online e com títulos pensados de raíz para tirar partido total desta nova forma de interação.


Mas nada como uns videos para visualizar a coisa a acontecer!





Os nossos agradecimentos a toda a equipa GMS/Apple e Mattel, pelo convite e pela simpatia e disponibilidade para responder a todas as questões colocadas.

Cortesia da GMS, vamos em breve ter um pequeno passatempo para oferecer o Apptivity do Fruit Ninja a um dos nossos estimados leitores, para que possa experimentar o conceito no seu iPad. ;-)


Galeria de Fotos







Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)