2012/10/24

Memoto - uma Câmara para a Vida?


Não passam 5 minutos sem enviarem fotos do que estão a fazer para Facebook, ou Twitter, ou outra rede social, para as partilharem com os vossos amigos? Usam e abusam do Google Latitude para saberem onde estavam a cada hora do dia, graças ao histórico do GPS? Gostavam de ir ainda mais longe e ter um equipamento que vos permitisse criar um arquivo histórico de toda a vossa vida?

Este é um objectivo a que muitos já se têm proposto... e que agora chega ao Kickstarter sob a forma deste Memoto.

Este projecto pretende tornar realidade uma câmara compacta de 5MP que vai captar imagens a cada 30 segundos, juntamente com a posição via GPS, criando um arquivo visual da vida dos seus utilizadores, que ficará arquivado num serviço online (não se preocupem com as fotos enquanto dormem, pois ela desliga-se automaticamente quando estiver escuro).

Mas não se pense que é coisa que fica barata, pois a ideia é vender esta câmara por $279, e posteriormente cobrar uma assinatura anual pelo serviço online.

A câmara não tem botões - estando sempre a funcionar excepto quando estiver "escuro" - e tem uma autonomia para 2 dias; tendo um clip para que a possam usar presa na roupa, ou num colar. Quando a ligam ao PC para recarregar, as imagens serão enviadas para o tal serviço.



... Se fosse coisa para custar $99 ou menos, acho que se poderia tornar num "fenómeno"... mas com este preço de $279, acho que muitos começarão a pensar porque motivo não poderão fazer o mesmo com um smartphone de igual valor (ou inferior) - embora, admita que não seja tão "estiloso" andar com um smartphone pendurado na roupa ou ao pescoço!

Ultimamente, imagino que este tipo de coisa se torne obsoleto assim que coisas como o Project Glass do Google, que também já demonstrou precisamente esta funcionalidade de tirar fotos automaticamente a intervalos regulares.

Acham que este tipo de tecnologia se irá tornar "obrigatória" no futuro? Admito que por 3 ou 4 vezes já fui espreitar onde estava numa data ou outra, no histórico do Google Latitude... Não digo que seria mal pensado poder ver também os snapshots do momento. (Embora, obviamente, a questão da privacidade vá levantar inúmeras preocupações... Estão a imaginar o que seria alguém conseguir aceder a toda esta informação de outras pessoas? Assustador!)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)