2012/10/29

O Mais Pequeno Ecrã de Resolução 4K


Normalmente, quando se fala de resoluções 4K, o que esperamos são ecrãs de dimensões monumentais, como aquele LG de 84". No entanto, desta vez vamos para o extremo oposto: o mais pequeno ecrã com resolução 4K existente actualmente, com apenas 9.6".

Este ecrã da Ortustech faz com que até a resolução de 2048x1536 do iPad "retina" pareça reduzida, já que com os seus 3840x2160 estamos perante uma densidade de 458 pixeis por polegada que... só vista ao vivo é que poderá ser apreciada.

Mas não se pense que todos estes pixeis puderam ser colocados num ecrã de forma tão densa sem compromissos. O processo de fabrico HAST (Hyper Amorphous Silicon TFT) permite que os pixeis deixem passar mais luz, mas faz com que tenham apenas um ângulo de visão de 160º, e uma capacidade de reprodução de cor de apenas 72% da gama completa.

Devido a estas limitações, este ecrã terá como principais clientes as aplicações onde a densidade de imagem tenha maior importância que a fidelidade da cor, e deverão ser usados em câmaras de vídeo 4K profissionais, e até ecrãs médicos onde a definição extra seja posta em bom uso.

2 comentários:

  1. Qual é o interesse de ir para além dos 300 pixeis por polegada?
    Penso que para além dos 300 o olho humano não destinge o pixel, estarei errado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não distinguisse, não terias hoje em dia impressoras a 600 e 1200dpi.

      Uma coisa é não "distinguir", outra é aperceber-te que um é melhor que o outro.

      Mas, como sempre, dependerá sempre da distância a que se está a olhar. A visão humana não é algo que seja definível em "dpis".

      Eliminar