2012/10/27

Parallella - um Supercomputador de Baixo Custo no Kickstarter


Já todos sabem que depois de termos passado pela corrida das velocidades de funcionamento dos CPUs (que começavam a atingir velocidades que os transformavam em autênticos "aquecedores"), a tendência voltou-se para o multiprocessamento. Afinal, se não podemos fazer com que um motor ande mais depressa... podemos adicionar motores adicionais para duplicar a potência global do conjunto.

Hoje em dia os CPUs dual-core e quad-core já se tornaram comuns (até nos dispositivos mobile), mas... há situações onde mais é ainda melhor.

Este Parallella é um projecto que apareceu no Kickstarter e que pretende levar o multi-processamento ao limite, com uma placa de desenvolvimento de baixo custo que dá uso aos chips Epiphany da Adapteva que integram 16 ou 64 cores.

Embora em situações normais, pouco ou nada se ganhe em ter um CPU com "dúzias" de núcleos de processamento, há muitas outras situações onde as operações podem ser facilmente divididas e tirarem partido de todos os núcleos disponíveis. E é precisamente para essas situações que estes chips se tornam interessantes, oferecendo uma potência de cálculo equivalente a um CPU normal a 45Ghz(!), ao mesmo tempo que necessitam apenas 5W de energia.

O objectivo é criar estas placas a $100, com software open-source para que todos os developers possam tirar partido de toda esta potência.




Como se pode ver no seguinte vídeo, quando se trata de realizar operações facilmente paralelizáveis... este tipo de processador "arrasa" com um CPU normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)