2012/10/01

Tempos de Arranque do iPhone 2G ao iPhone 5


Não é incomum usar o tempo de arranque de um computador para demonstrar a sua velocidade e evolução face aos modelos anteriores e/ou concorrentes, mas desta vez trago-vos um vídeo que coloca lado a lado todas as gerações de iPhone, desde o primeiro e original iPhone 2G ao mais recente iPhone 5.

E... os resultados não deixam de ser interessantes, e revelam o quanto muita da potência que vai "duplicando" a cada geração é travada por outros factores, como por exemplo, a velocidade de leitura da memória flash que lhe serve de armazenamento.

Os principais saltos evolutivos foram dados nas primeiras gerações, com a redução substancial de tempo verificada na passagem do iPhone 2G para o 3G, e posteriormente para o 3GS.

  • iPhone 2G: 1:10s
  • iPhone 3G: 0:48s (-22s)
  • iPhone 3GS: 0:31s (-17s)

Com a passagem para a geração 4, assiste-se a um fenómeno curioso:

  • iPhone 4: 0:33s (+2s)
  • iPhone 4S: 0:25s (-8s)
  • iPhone 5: 0:24s (-1s)

Não só o iPhone 4 é mais lento que o iPhone 3GS (poderá ser explicado por ter mais "funcionalidades" a serem carregadas, que no 3GS são descartadas), com a evolução daí para a frente é menos significativa, e com a diferença entre o 4S e o iPhone 5 - em tempo de arranque - a ser perfeitamente negligenciável.

Tal como referia no meu artigo de ontem sobre o hardware e o software e o equilíbrio que é necessário entre todos os componentes, não adianta ter um CPU que é duplamente mais potente que o anterior, se depois a velocidade com que é capaz de ler os dados (essencial para esta operação de "booting") faz com que passe precisamente o mesmo tempo à espera.

Felizmente, nem todas as operações serão tão dependentes da velocidade da memória flash, e em coisas que dependam exclusivamente do poder de processamento do CPU, aí já se deverá notar bem a diferença... Mas, isso é coisa que depois será posta à prova na nossa análise.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)