2012/10/25

Uma Carteira Digital Universal

Muitas têm sido as propostas para transformar os nossos smartphones em carteiras digitais, no entanto assistimos a uma autêntica "corrida ao ouro", com a maioria dos interessados a estar interessados apenas em apanhar a maior fatia possível deste lucrativo negócio.

Por outro lado, assistimos também a propostas proprietárias que ficam presas a uma única plataforma: como é o caso do Passbook da Apple, ou o Google Wallet (se bem que neste último, há rumores que o Google se esteja a preparar para o levar a outras plataformas).

A Giesecke & Devrient (G&D), empresa alemã que esteve por trás da criação dos novos Nano SIM, propõe uma solução diferente: o SmartTrust Portigo.

Uma solução para pagamentos móveis que ficaria disponível em todos as plataformas, e que mais que um sistema de pagamentos, permitiria a agregação de todo o tipo de cartões de forma segura - usando por exemplo o hardware num Nano SIM. Assim, em vez de ficarmos preso a uma só plataforma, que complicaria o processo de transferência dos cartões digitais de um iPhone para Android, ou de um Android para um Windows Phone... teríamos um sistema mais simples, que poderíamos levar connosco para qualquer equipamento, e tendo o nanosim como "autenticador".

Esperemos que os operadores e serviços de pagamento vejam a utilidade de tal sistema, em vez de insistirem em perseguir as suas próprias soluções proprietárias e fechadas...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)