2012/11/19
Captura de Rostos em Tempo Real com o Kinect e Faceshift
A tecnologia de motion capture à muito que tem vindo a ser utilizada para aumentar o realismo da animação feita por computador. Mas, quando se trata de captar expressões complexas como a do rosto de uma pessoa enquanto fala, isso normalmente implica utilizar dezenas de pequenos marcadores colocados no rosto e corpo dos "actores"... o que não é lá muito prático e pode afectar as prestações dos mesmos.
Com este Faceshift, podemos ver até onde chegam as capacidades do Kinect da Microsoft, permitindo não só captar em tempo real os movimentos da cabeça, como também as subtis expressões faciais (e movimento dos lábios obviamente) recriando com surpreendente realismo uma cópia digital do rosto de uma pessoa real.
As aplicações são imensas, desde a criação de animação digital, aos jogos, e até - quem sabe - se um dia destes se usará algo deste tipo para permitir um videochat usando muito menos dados do que a compressão de vídeo (usando uma cabeça "digital") enviando apenas a voz e meia dúzia de parâmetros que indicam a expressão a aplicar na nossa representação digital do outro lado - e vice-versa.
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