2012/11/16

Codebits 2012 - Dia 1


O SAPO Codebits já arrancou em pleno, e está nesta altura no que se poderá chamar de "velocidade de cruzeiro". Designação que poderá ser um pouco enganadora... pois ao contrário do que poderá pensar-se, não é uma velocidade propriamente calma. São muitas apresentações a decorrerem em simultâneo, muitos stands a visitar, muitos desafios a superar... e claro, a contagem decrescente das 48h que os participantes têm para concluir os projectos que se propuseram fazer durante o evento.

Segue-se o relato:




A abertura das portas decorreu sem incidentes, com uma fila já bastante numerosa no exterior. O processo de check-in este ano dava uso a um sistema mais tecnológico, com QR codes... mas, provando que nenhum  evento está livre de imprevistos e sobressaltos, tudo teve que ser feito "à moda antiga".

(Curiosamente, encontrei por cá um meu homónimo Carlos Martins... e sim, ficamos com a identificação trocada... :)


Como é habitual, começou-se pela sessão de abertura, onde ficamos a conhecer algumas das novas apostas do grupo PT.


Entre elas: novidades no MEO Kanal, com novas funcionalidades (e app para iPad); a apresentação do projeto ‘O mundo numa rede – 25 anos de notícias da agência LUSA’, uma timeline que relacionar mais de 2.5 milhões de notícias publicadas desde 1987; e o serviço de armazenamento CloudPT, que oferece 16GB a qualquer pessoa que se registe no serviço (a partir de Dezembro), mas que fica disponível desde já para todos os participantes desta edição do Codebits... e com um "pequena" surpresa, em vez de 16GB, os participantes recebem 50GB de espaço! :)


Depois seguiu-se a habitual "invasão" do espaço principal, com os 800 participantes a distribuirem-se pelas mesas, e agrupando-se para amadurecerem as suas ideias. Um projecto vencedor é o objectivo de muitos dos jovens talentos que abundam no Codebits (e alguns não tão novos... que o talento não escolhe idades.)


O que se passa de seguida é complicado de explicar, é uma sucessão de apresentações e workshops que nos faz desejar que o tempo passasse mais devagar e que houvesse tempo para se poder ver tudo.



Sem desrespeito a todos os que por cá passaram (e ainda vão passar), destaco alguns deles: Rob Bishop, um dos responsáveis pelo hiper-bem-sucedido Raspberry Pi; o incansável e já "da família" Mitch Altman, que com o seu cabelo colorido e peculiar personalidade nos brinda com os seus ensinamentos sobre electrónica e a filosofia "hackerspace"; e também Erik de Bruijn, um dos fundadores da empresa que nos trouxe a Ultimaker, uma impressora 3D europeia de alta qualidade e a custo (relativamente) acessível


Podem acreditar que estas impressoras vão revolucionar o mundo e a sociedade, não é uma questão de "se", mas apenas de "quando". (E sim, vou tentar trazer-vos uma entrevista mais aprofundada com cada um deles, que bem merecem. :)



Ao final da noite, foi tempo do palco principal se transformar em cinema, com a exibição do filme bem apropriado: Indie Game.



Este é o espaço dedicado a quem não quer abandonar o recinto, e quer descansar por algumas horas - com excelentes condições... como se vê. :)



Mas, enquanto uns dormem e descansam, outros não páram... e os projectos não aparecem feitos. Pelo que... não há minutos a perder. Amanhã ficaremos a saber quem conseguiu tornar realidade as suas ideias e projectos, e quais conseguiram cativar os votos do público e do júri.

Mas hoje... ainda muito se vai passar: incluindo os famosos nuclear tacos! :)

Actualização: relato final do Codebits 2012 já disponível.

2 comentários: