2012/11/14

Electricidade gerada a partir "do Ar" na Universidade de Aveiro


Que vos parece a ideia de poderem dispensar de uma vez por todas as pilhas nos telecomandos, teclados sem fios, e muitos outros aparelhos? Poderá parecer ficção científica mas é algo verdadeiramente possível, graças à "harvested energy", ou seja, sistemas que permitem captar energia literalmente "do ar".

Neste projecto desenvolvido na Universidade de Aveiro, o conceito aproxima-se mais da transmissão de electricidade sem fios, usando ondas de rádio que são captadas pelo comando e convertidas em energia eléctrica, permitindo assim dispensar o uso de baterias e pilhas.

A parte interessante surge quando se percebe que este tipo de aproveitamente de energia pode ser aplicada a todo o tipo de transmissões, das transmissões WiFi, 3G, TDT, etc.

Junto à fonte de transmissão de uma rádio de nacional que os investigadores da UA têm utilizado para testar o protótipo o seu protótipo consegue gerar cerca de 10V, quando se afastam 1.5Km, mesmo assim conseguem atingir os 3V (embora, o que falte saber é a corrente conseguida).

Bem... eles que continuem com as suas investigações... e talvez um dia se possa vir a ter um smartphone sem bateria e com autonomia infinita, alimentado pelas próprias ondas de rádio que o mantêm ligado ao mundo.

2 comentários:

  1. Carlos, pf substitui amperagem por corrente, amperagem não é muito correcto em ambiente técnico, em conversa com o mecânico talvez :)

    ResponderEliminar