2012/11/12

Pouca Paciência para Esperar pelos Vídeos


Lembram-se do tempo em que descarregar o email da internet demorava alguns minutos (para ser lido em modo offline), ou que o mero acto de estar ligado à internet significava que não se podia usar o telefone para fazer chamadas? Muitos provavelmente não... mas o que é certo é que com as velocidades assombrosas com que hoje acedemos à internet, a paciência para esperar reduziu-se drasticamente.

Noutros tempos, a ideia de se poder vídeo via internet resumia-se a um pequeno GIF animado (ou mais tarde aos pixelizados videos do Real Player), hoje em dia podemos ver vídeos em Full HD (ou ate 4K) no YouTube. No entanto, a paciência dos espectadores esgota-se rapidamente: um estudo da Akamai demonstra que os utilizadores começam a abandonar o vídeo caso este demore mais de 2 segundos a começar.


Se demorar mais de 10 segundos, já 60% dos "espectadores" terão abandonado a intenção de o ver; e aos 20s já mais de 90% terá desistido. A única excepção são os utilizadores com ligações de internet "mobile", que são um pouco mais pacientes (mas com a chegada do 4G, certamente que a impaciência se começará também a fazer sentir.)

Notam que a velocidade de acesso à internet vos tem tornado mais impacientes, não só para ver vídeos como também páginas web?

Por acaso, no outro dia pensei nisso mesmo - ao desistir de ver uma página web por esta não se ter "aberto"  em poucos segundos. Na altura o pensamento foi: "gostava de ler isto... mas não ao ponto de ter que esperar 6 ou 7 segundos para que isto apareça!"

Já passaram por situações idênticas? Ou, continuam a ter paciência para esperar pelos conteúdos?

3 comentários:

  1. Eu chego a cancelar download lentos, por saber que daqui a meia hora quando aquilo acabar já não me vou lembrar que saquei...

    ResponderEliminar
  2. "e aos 20% já mais de 90% terá desistido"#

    Acho que era 20 segundos certo?

    ResponderEliminar
  3. Como normalmente tenho muitas tabs abertas, é comum estar a visualizar algo já carregado numa das tabs enquanto as outras carregam, especialmente no caso de vídeos, pelo que não noto muito o tempo de carregamento das páginas. Tenho mais paciência quando é o caso de o browser ter de fazer rendering de alguma página mais complicada (imagens, vídeos, coisas pesadas) do que quando é praticamente só texto.

    ResponderEliminar