2012/11/09

Qual a origem dos Teclados QWERTY?


Já te interrogaste porque motivo o teclado que estás a usar tem as teclas nas posições que tem, e porque motivo a primeira linha de letras começa pela (agora) famosa disposição de teclas QWERTY?


Esta configuração foi sugerida por Christopher Sholes em 1868. Esta configuração foi escolhida de forma a colocar os pares de letras inglesas mais utilizados em metades opostas do teclado. Desta forma evitava-se que nas antigas máquinas de escrever várias teclas fossem premidas em rápida sequência na mesma metade, o que poderia originar encravamentos nos mecanismos das maquinas. Este layout permite também que enquanto uma mão "procura" uma sílaba, a outra se dirija imediatamente para as letra seguintes o que faz aumentar a velocidade de escrita.

Desde então esse layout tem sido aplicado em máquinas de escrever e, posteriormente, foi aplicado aos teclados dos computadores tornando-se no layout mais utilizado no mundo.

Em certas línguas adoptam-se certas alterações ao QWERTY tais como o AZERTY (utilizado em França, Bélgica e outros países de língua francesa) e o QWERTZ (utilizado em regiões com língua alemã e outras). Curiosamente o layout AZERTY foi adoptado em Portugal de 1975 até aos inícios dos anos 90 em máquinas de escrever mas nunca foi implementado em computadores portugueses.

[por Pedro Cabido]

5 comentários:

  1. e o hcesar?
    era 100% nacional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o primeiro teclado em que pus as unhas, quando ia para o serviço do meu pai (funcionário público, pois então) e me entretinha a matraquear o meu nome numa IBM Selectric HCESAR. Ui ca saudades...

      Eliminar
  2. Yap, HCESAR era tuga mesmo

    ResponderEliminar