2012/12/21

Auxo Mostra como o Gestor de Tarefas do iOS Deveria Ser


Uma das vantagens do iOS (a sua estabilidade e optimização) é também o seu calcanhar de Aquiles, ao limitar bastante o que os developers podem fazer para modificar o funcionamento do sistema. Muitos são os casos de conceitos e melhoramentos que alguns utilizadores sugerem, mas que nunca chegam a ser implementados. No entanto, por vezes temos casos que se revelam tão atractivos que o são... recorrendo ao jailbreak.

Este Auxo é um desses casos, tornando real uma ideia de um gestor de tarefas mais evoluído que o que iOS nos apresenta de origem, e que todos gostaríamos de ver replicado pela Apple numa actualização futura.


Em vez de simplesmente nos apresentar os icons das últimas Apps que abrimos, este gestor de tarefas apresenta-nos pequenos thumbnails do estado em que ficaram (mas incluindo também os icons, para evitar confusões).

Mas as mudanças não são apenas estéticas. Torna-se também possível "matar" as tarefas simplesmente arrastando os icons para baixo (bem mais prático que a técnica tap-and-hold e depois clicar no X de cada icon). Aliás, essa técnica do tap-and-hold é utilizada, mas para "matar" todas as Apps de uma só vez.

No caso de ser uma App que está a funcionar em background (como streaming de música), este gestor apresenta-vos uma pergunta para confirmarem que a querem mesmo matar - bem mais inteligente que a do próprio iOS que nem tem isso em consideração.



Para além disso apresenta-nos também controlos de música bem mais ao estilo do iOS 6 (e apresentando a informação completa sobre o que está a tocar, incluindo as capas do album se existirem); e dá-nos também acesso a configurações do sistema que permitem activar/desactivar WiFi/3G/Bluetooth/etc. (e que ainda por cima podem ser organizados a nosso gosto - para além de servirem de atalho para a secção respectiva dos settings oficiais do iOS se fizerem tap-and-hold.)

Enfim... um daqueles casos que mostra precisamente o quanto o iOS se tem desleixado e que - se não está disposto a acelerar o passo, ao menos que deixe que os bons developers o façam, abrindo um pouco mais da plataforma a alterações feitas por terceiros.




3 comentários:

  1. Nem mais. Tenho iphone a algum tempo e desde que saiu o IOS6 e estou sem jailbreak, o sistema operativo tornou-se demasiado estatico e sem piada nenhuma.
    Funciona bem, mas falta-lhe a personalização que tanto prezo e que tinha com IOS5+Jailbreak.

    ResponderEliminar
  2. Excelente. Pena que não tenho como fazer jailbreak no meu iPhone.

    ResponderEliminar
  3. O problema é que num equipamento com 4g com uma bateria que tem pouco mais de 1400mha não se pode inventar muito, o que é triste.

    É tudo muito bonito, mas depois a bateria é que sofre, pois todas estas features comem recursos em background.

    a Apple mais a sua anorexia telefonica, não deixa o software evoluir

    ResponderEliminar