2012/12/10

Como Funciona um Telescópio


Hoje iremos descobrir como funciona um objecto fantástico: o telescópio.

Para começar, quero fazer entender o porquê do telescópio. Perguntemos o seguinte: “Porque não é capaz o olho humano de distinguir letras pequenas escritas numa folha A4 a 50 metros de distância?”
Isto acontece pois as letras não irão ocupar muito espaço na visão da retina humana.

Fazendo a comparação com um sensor de imagem digital usado em máquinas fotográficas, quereria dizer que o objecto em questão seria demasiado pequeno para cada pixel que o sensor tem, fazendo com que esta não o consiga interpretar. É portanto necessário usar sistemas ópticos que consigam ampliar a imagem, usando lentes.

Vamos então aos telescópios, que podem ser separados em dois grandes grupos: os telescópio refractores que usam lentes, e os telescópios reflectores, que usam espelhos.




O principio dos telescópios é tornar o nosso olho num olho maior para captar mais luz do objecto e obter uma imagem mais brilhante. Assim, é possível pegar em parte dessa imagem, esticá-la e fazer com que ocupe mais espaço na nossa retina para conseguirmos distinguir objectos distantes.
Para isso o telescópio usa duas partes:

  1. a lente objectiva (nos refractores) ou o espelho primário (nos reflectores) que captam muita luz de um objecto distante e o focam num ponto;
  2. uma lente ocular pega nessa luz e amplia-a com o objectivo de ocupar mais luz na nossa retina.


A ideia é então muito simples, captar o máximo de luz possível e depois com a lente ocular, escolher quanto se quer ampliar. Para o funcionamento da lente ocular pode-se imaginar uma lupa normal que, de certeza já repararam, ao aproximarem ou afastarem a lupa do papel, a imagem que chega ao nosso olho é diminuída ou aumentada.

Em relação à capacidade de captar luz, isto segue uma função linear de que quanto maior o diâmetro da lente objectiva ou do espelho primário, maior será a sua abertura e mais luz entrará no telescópio. A ampliação depende do conjunto de lentes e espelhos com a lente ocular.

Fica assim uma explicação muito simples sobre o funcionamento básico de um telescópio.

[por Pedro Cabido]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)