2012/12/26

Facebook Poke chega ao iPhone


O Poke do Facebook chega agora aos mobile, começando com uma versão para iPhone. Sendo uma das funcionalidades que há muito está presente no site (desde 2004!) de "dar um toque" a alguém, este funcionalidade poderá parecer não fazer grande sentido num mundo de pessoas sempre ligadas... mas, o que é certo é que continua a ter uso.

Qual a diferença relativamente a qualquer outra App ou serviço de mensagens? É que ao contrário desses, estes Pokes - que podem ser textos, fotos, ou vídeos - têm um prazo de validade definido pelo utilizador, que faz com que sejam destruidos no final, para que não possam voltar a ser vistos. Claro que nada vos impede de fazer uma captura de ecrã, tirar uma foto ou gravar o vídeo com uma câmara, etc. - pelo que a "segurança" de tal sistema é sempre relativa - embora a App detectar e alertar no caso de alguém ter feito uma captura de ecrã no iPhone.

A ideia não é nova, tendo já sido implementada pela App SnapChat que rapidamente agregou uma numerosa base de utilizadores, embora com ligeiras diferenças:


E ao que parece, nem se precisam preocupar com as potenciais cópias "originais" nos servidores do Facebook, já que elimina as chaves de acesso ao fim de dois dias, e os elimina completamente após 90 dias. (E aqueles dois dias estão lá apenas para verificar os relatos de mensagens abusivas, que terão que ser acedidas pelas equipas responsáveis.)

Como última curiosidade, a voz que serve de notificação na App é do próprio Mark Zuckerberg.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)