2012/12/21

POP Cancelado no Kickstarter por causa da Apple


Se tinham esperanças de que em breve poderiam vir a ter a bateria POP que fez sucesso no Kickstarter, cheia de estilo e prometendo ser capaz de carregar todo o tipo de equipamentos... vão ter uma má notícia para este Natal: o projecto foi cancelado e o dinheiro irá ser devolvido a todos os que financiaram o projecto (mesmo com prejuízo para os responsáveis, que terão que suportar as comissões dos pagamentos e do Kickstarter).

O que se passou é que os seus responsáveis tinham prometido que a POP iria ser capaz de carregar todos os dispositivos móveis, incluindo o novo iPhone 5. Para isso, era necessário obter a permissão da Apple para usar a nova ficha lightning, coisa que infelizmente a Apple não permitiu - parece que para tal ser possível teria que ter apenas a ficha Lightning em exclusivo, e não múltiplas fichas... nem mesmo a anterior ficha docking da Apple.

Não me parece que fosse motivo para cancelar tudo... já que penso que os apoiantes facilmente entenderiam a situação e dar-se-iam por satisfeitos em usar um adaptador USB-Lightning, como têm que fazer em qualquer outro lado. (Aliás, podiam até fazer o projecto com portas USB, e oferecer o adaptador "à parte"!) No entanto, para evitar confusões com apoiantes que pudessem discordar, a opção final foi dar o projecto por cancelado, devolver o dinheiro, e depois avaliar as possibilidade futuras.

Começa assim a devolução dos $139,170 dólares angariados... e esperemos que em breve regresse em versão USB only, pois certamente continuará a ter interessados.


Actualização: a Apple parece ter mudado de opinião e vai permitir que o POP se concretize.

2 comentários:

  1. Ridículo... a Apple e as suas manias e os donos deste projecto que se deixaram abater sem dar luta.

    ResponderEliminar
  2. Talvez não. O MacMagazine diz que há novidades.
    http://macmagazine.com.br/2012/12/21/apple-muda-termos-do-programa-mfi-e-agora-permite-acessorios-de-recarga-com-ambos-os-conectores-de-30-pinos-e-lightning/

    ResponderEliminar