2012/12/27

Síntese de Voz por Computador em 1963


A voz é algo que há muito tem vindo a ser explorado como forma de interacção entre o homem e os computadores - bastaria olhar para todos os filmes de ficção científica das últimas décadas, onde recorrentemente vemos as pessoas a falarem para os computadores.

Mas, se a parte do reconhecimento de voz é algo que tem demorado mais tempo a ser feito, devido aos enormes desafios que coloca, poderão gostar de saber que o inverso: colocar um computador a falar, é algo que poderá preceder em várias décadas aquilo que pensavam ser o seu início.

Nos laboratórios da Bell, os computadores já falavam no distante ano de 1963. Uma voz manifestamente robótica, mas que durante décadas se tornou na referência do que a tecnologia possibilitava. (Podem ouvir aqui o MP3, com partes faladas... e também cantadas).


... Só de pensar no tempo que perdi no Commodore Amiga a inventar fonemas para que a sua voz igualmente robotizada fosse capaz de dizer palavras "em português"... :)

Não há dúvida... muito se evoluiu nesta área... mas muito ainda há por evoluir até que que os computadores nos compreendam ao ponto de evitar frustrações ao se falar com eles de forma "natural".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)