2012/12/21

Tegra 4 da Nvidia


Agora que o Tegra 3 da Nvidia já é bem conhecido, equipando tablets e smartphones, e já começando a não conseguir acompanhar os mais recentes e evoluídos CPUs ARM, eis que se começam a vislumbrar alguns dos detalhes que a Nvidia está a preparar para o futuro Tegra 4.

A nível do CPU propriamente dito, continuaremos a ter um quad-core mais um core adicional de baixo consumo (o sistema 4-PLUS-1 já usado no Tegra 3, embora aqui se devam tratar de núcleos mais evoluidos, com base nos ARM15). Já no GPU, estaremos perante um GPU com 72 cores, 6x mais potente que o do Tegra 3 (e 20x mais que o Tegra 2). Este GPU deverá suportar DirectX11 e OpenGL 4.0, assim como CUDA e PhysX - algo que também o coloca mais a "jeito" para poder ser usado em portáteis e até desktops (e consolas de jogos?)


Este chip está concebido para funcionar com resoluções de 2560x1600, mas estranhamente quando se trata de encode/decode de vídeo está limitado a um máximo de 2560x1440. A nível dos displays, suportará ainda resoluções FullHD 1080p a 120Hz, e também resoluções de 4k x 2k.  E quanto a fotografias, este chip conseguirá processar imagens a 350Mpixels por segundos (provavelmente sendo capaz de fazer os novos "truques" que começam a surgir, como o video HD a alta-velocidade, e vídeo em HDR.

A nível de ligações, podemos esperar dual HDMI, USB 3.0, Sata, para além de todas as coisas já "comuns" nos SoC ARM. Quanto ao LTE, permanece uma incógnita se este Tegra contará com suporte nativo para as redes 4G, ou se... ficará para mais tarde.

No início de 2013 deveremos ficar a conhecê-lo de forma oficial, e começar a vê-lo chegar ao mercado numa nova geração de tablets, convertíveis, e demais equipamentos.

4 comentários:

  1. Uau... Que evolução. Será que vai haver bateria para aguentar isso?

    ResponderEliminar
  2. ainda agora comprei um nexus 7 com tegra 3 e daqui a uns dias sai o tegra 4

    ResponderEliminar