2013/01/11
Samsung mostra TV OLED com Ecrã Curvo
Ainda hoje falávamos das potencialidades que os OLED proporcionam a nível de ecrãs curvos, com o protótipo de um smartphone da Samsung com ecrã que dobra nas bordas, e eis que a marca sul-coreana nos apresenta outra das possibilidades: um televisor OLED de grandes dimensões com ecrã curvo - uma estreia mundial.
Se é certo que um ecrã deste tipo será mais cómodo para os nossos olhos (como explicarei já a seguir), não sei até que ponto este tipo de tecnologia alguma vez será apreciado pela maior parte da população - que previsivelmente preferirá um ecrã completamente plano que possa ficar na parede sem parecer ficar "descolado". Mas, tal como os ecrãs de formato 21:9, sem dúvida que encontrará os seus apreciadores.
Mas, qual o motivo de se pensar sequer em ecrãs curvos, depois de tanto esforço e desenvolvimento para conseguirmos passar dos ecrãs curvos CRT para os ecrãs planos (lembram-se dos tempos em que mesmo nos CRT os ecrãs planos eram anunciados como grande evolução)?
Os primeiros ecrãs CRT tinham precisamente a curvatura inversa à desejável, precisamente devido ao mesmo efeito que faz com que agora se considerem estes ecrãs curvos.
É que num ecrã plano, quer seja uma tela a exibir uma imagem projectada por um projector, ou um ecrã emissivo como um OLED (neste caso), a distância que o separa dos nossos olhos será diferente consoante se olhe para a parte central do ecrã ou para as suas bordas, criando distorções na imagem.
Com um ecrã curvo, evita-se esse problema, ao colocar todos os pontos do ecrã à mesma distância. Sendo que para se levar a coisa mesmo a sério, necessitamos de um ecrã curvo em ambos os eixos (como os ecrãs "Torex" usado nalguns cinemas).
Mas, como disse... esta distorção será bastante reduzida/imperceptível no caso de ecrãs das dimensões que temos em nossas casas actualmente... embora se possa vir a tornar mais evidente caso se comece a ter ecrãs de 85" ou mais. ;)
Sendo eu um apologista dos "home-cinema"... confesso que um ecrã OLED de 100" "Torex"... me deixa a salivar - pelo menos até ao momento em que tivesse que olhar para o preço. :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Os tipos que andaram a torcer os velhos CRT para ficarem planos devem estar doentes ao ver esta notícia! :)
ResponderEliminarRicardo Azevedo, a curvatura dos CRT era a inversa desta, o que aumentava ainda mais a distorção se fosse usada essa tecnologia em ecrãs com as dimensões de hoje em dia. Para mim sim, isto é uma grande novidade no Home-Cinema visto que nos cinemas as telas já são curvadas para evitar este efeito.
Eliminar