2013/02/06

HTC M7 terá Câmara com Ultrapixels



Ainda ontem falavamos de um novo tipo de sensor de imagem desenvolvido pela Panasonic, que promete imagens mais luminosas, e eis que a HTC também prepara uma novidade para a câmara do seu iminente topo de gama HTC M7 (que tem apresentação programada para 19 de Fevereiro).

Ao que parece, a câmara de "13 Megapixeis" do M7 não será uma câmara de 13MP convencional, mas sim uma câmara com "ultrapixeis".


E que são afinal estes ultrapixeis?

Se se recordam da explicação de como funcionam a maioria dos sensores de imagem que recorrem ao padrão Bayer, saberão que na realidade, cada pixel colorido que vemos nas fotografias digitais é um pixel interpolado a partir dos pixeis RGB ao seu redor. Algo que faz com que, na realidade, cada bloco de 4 pixeis apenas produza 1 pixel colorido verdadeiro (mas claro que fica "melhor" para o marketing ter a imagem interpolada em maior resolução, já que o número de Megapixeis totais impressiona mais que a verdadeira qualidade que se poderá esperar deles.)


Mas há quem tenha optado por tecnologias diferentes... como os sensores Foveon:



Ao contrário dos sensores com padrão bayer, estes sensores detectam as cores por camadas, fazendo com que cada pixel possa captar as cores RGB de todo e cada ponto/pixel sem interpolações.

E ao que parece, será um destes sensores que iremos encontrar no novo HTC M7. Embora o número de pixeis efectivos seja de 4.3MP (que o marketing se encarrega de multiplicar por 3 para representar o R, G, B, e assim ficando em igualdade de circunstâncias com um sensor "bayer" de 12.9MP) será de esperar que as imagens tenham bastante mais qualidade e nitidez do que as imagens interpoladas que temos habitualmente.

Vamos lá ver se a moda pega, e se é desta que a corrida dos megapixeis chega ao fim e os fabricantes se começam a concentrar naquilo que realmente interessa: a qualidade real e efectiva das imagens produzidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)