2013/02/25

Nvidia Phoenix serve de Referência para Smartphones de 5"


Quando um smartphone aparece, raramente se trata de um equipamento concebido de raiz por alguém. Os diversos fabricantes dos chips que lhes servem de plataforma base disponibilizam modelos de referência que os demais fabricantes poderão utilizar para acelerar o seu desenvolvimento (sendo que em muitos casos, alguns apenas se limitam a mudar a caixa e alguns pormenores estéticos, e usar o hardware tal como foi disponibilizado). Por isso mesmo, podemos assumir que este modelo de referência para smartphones de 5", o Nvidia Phoenix, em breve se multiplicará sob uma panóplia de diferentes nomes e modelos, por diversos fabricantes.

Este modelo vem equipado com um ecrã Full HD de 5" (a nova referência do momento), e uma câmara de 13MP. No seu interior temos um Tegra 4i - modelo mais económico do Tegra 4 mas que a Nvidia diz oferecer um desempenho quase idêntico). O Phoenix vem com uma caixa plástica que não parece ter tido grandes cuidados, mas a Nvidia diz que nas versões que forem desenvolvidas para o público pelos seus clientes se poderão esperar smartphones com espessura bem mais reduzida que a deste modelo de referência.

O objectivo deste Phoenix é apresentar um modelo de topo que terá um preço de "gama média" quando chegar finalmente ao mercado, pena é que por agora não seja ainda indicado qual será esse preço. O que me parece é que depois de termos visto o Nexus 4 a 299€... que tal o próximo Nexus 5 chegar-nos com o mesmo preço e com um hardware idêntico ao deste Nvidia de referência?

2 comentários: