2013/02/23

NXP Audio Leva Som de Alta Qualidade aos Smartphones


Confesso que não sou grande utilizador das capacidades sonoras dos equipamentos mobile (em primeiro lugar porque não gosto de auriculares, nem do som que produzem; e de forma idêntica, também não me cativa o som produzido pelas suas pequenas colunas). Mas, há que admitir que há som mau e som "menos mau"...

A NXP tem um chip que poderá proporcionar experiências sonoras com mais qualidade nos equipamentos mobile, e a diferença ouve-se!

O seu chip TFA9887, que já está a ser usado nalguns equipamentos, como o HTC One, One X+ e 8X, permite utilizar as pequenas colunas de forma mais inteligente. Habitualmente os fabricantes optam por cortar nos custos, e por isso ligam simplesmente um chip amplificador às colunas. No entanto, considerando que as colunas são componentes sensíveis e que se podem danificar se forem sujeitas a excessos (frequências ressonantes, temperatura excessiva, etc), a solução mais económica passa por limitar essa potência a níveis em que possa funcionar em segurança mesmo nas condições possíveis. Quer isto dizer que a coluna está desaproveitada durante a maior parte do tempo.

Com a utilização destes chips, o sistema pode manter um olhar atento sobre o estado da coluna, e ajustar automaticamente e dinamicamente o sinal de forma a que se tire o máximo partido dela, sem no entanto a colocar em risco.

... Ainda não estamos no nível de qualidade sonora que irá satisfazer quem estiver "mal habituado", mas é um passo no bom sentido. Esperemos que cada vez mais fabricantes apostem na qualidade dos seus produtos como forma de se diferenciarem dos demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)