A semana passada vimos a notícia que 62% das pessoas se queixavam de problemas na TDT, e embora eu também faça parte do grupo que critica a forma como todo o processo decorreu (e continua a decorrer) confesso que a percentagem de 62% me parecia demasiado elevada para ser representativa da realidade.
Por isso mesmo metemos mãos à obra e perguntamos que tal tem sido a vossa experiência com a TDT.
Mesmo considerando que as 510 participações que tivemos poderão não ser ainda suficientes para nos dar um retrato fiel da realidade... o que é certo - e assustador - é que a percentagem de respostas que indicam ter problemas com a TDT (61%) se aproxima milimetricamente da percentagem que tinha sido avançada pela DECO.
Parece ficar demonstrado que afinal não é mesmo "exagero" quando se diz que mais de metade da população passou para pior com a chegada da TDT. E espero bem que os organismos que têm por função controlar este tipo de situações reconheçam esta situação e façam algo urgentemente para resolver a situação.
Não menos intrigante e "esclarecedor" será ver que 12% dos participantes dizem ter optado por um serviço de TV pago para resolverem os problemas; e 10% estão ainda a considerar fazê-lo. Ou seja... para quem olhar para estes números, parece que a conclusão é fácil de tirar: a TDT chegou a Portugal apenas para servir um terço da população, e aumentar em 20% o número de clientes dos serviços pagos de televisão.
Era mais que justo quem tem um serviço pago, exigir o não pagamento da famosa taxa audiovisual, mas isso era eliminar uma bela renda mensal a alguêm, que não dá jeito nenhum
ResponderEliminar510 é uma muito boa amostra
ResponderEliminarAs antenas estão muito mal montadas!
ResponderEliminarNão tenho qualquer problema no interior e no litoral. Mas sei quem os tenha e diz que é impossivel de os resolver.
Problemas do TDT:
Antenas mal sintonizadas, (o equipamento tem um gráfico da qualidade do sinal e quantidade, é preciso sintonizar no máximo para os dias de mau tempo!)
Antenas não apropriadas para o TDT.
Antenas com varas enormes. Ás vezes pensamos que andam a matar mosquitos :)
E para alguns pode resolver com um simples update de firmware do equipamento da PT(foi o meu caso):
http://fw-pt.blogspot.pt/2012/11/dion-1582-pt.html
Boas.
EliminarEu tenho TV paga, já tinha antes do apagão.
Mas apenas dá em duas TV´s. Pelo que nas restantes tenho acesso através da TDT, eu respondi com problemas ocasionais, que é o que realmente se passa.
Tenho a noção, que a antena não é a indicada, e muito menos a instalação ao nível dos cabos, que estão ligados directamente, e com muita emendas, e até tenho noção que tendo em conta as "condições da instalação" até estou bem servido.
Mas não se pode por todos os casos no mesmo saco até por cada caso é um caso. Sou de Penafiel, estou a cerca de 6 km do emissor, que se não estou em erro é um dos mais fortes do país. Mas por exemplo, no centro de saúde de Penafiel, que deve estar no máximo a 2,5 km do emissor (Não tenho a noção do estado da instalação eléctrica), nãos se consegue ver 1 min seguido, sem falhar.
Na minha opinião, a TDT foi um falhanço desde o inicio:
1º A empresa que tratou da TDT têm todo o interesse em que as pessoas optem pela TV paga.
2º implementa-se uma tecnologia mais cara, que depois não é aproveitada. (As tv´s são mais caras, o receptores são muito caros, tendo em conta a qualidade dos mesmos, etc).
Para terminar, duvido que alguma vez em Portugal se venha a ter TV sem subscrição de qualidade.
Acho que vai haver tv de jeito em Portugal, não tarda nada. Já precisava-mos disso.
Eliminar