2013/02/20

Visual SyncAR leva a Realidade Aumentada à Televisão


É cada vez mais difícil às televisões competirem com a atenção que muitos espectadores dedicam aos seus smartphones e tablets. Não são raros os casos em que o visionamento de um filme, série, espectáculo, jogo de futebol, ou outros, são acompanhados em tempo real com os amigos no Twitter, Facebook, etc. Como se pode combater este fenómeno e fazer com que os espectadores não se distraiam do que se passa no grande ecrã? Para a NTT, a solução é tornar ainda mais atractiva a utilização desses "segundos ecrãs" recorrendo à realidade aumentada.

A NTT desenvolveu um sistema que permite a uma App a correr num smartphone ou tablet apresentar conteúdos em realidade aumentada sincronizados com o que se está a ver na TV, e sem recorrer a inestéticos marcadores crípticos como acontece muitas das vezes nestes sistemas.

As potencialidades são imensas quando consideramos que isto poderá ser usado não só para expandir o campo visual daquilo que se está a passar na TV, como também dar acesso a inúmeros conteúdos interactivos. Por exemplo, levado ao extremo poderíamos ter cenas de filmes recriadas em 3D que pudéssemos manipular e ver de outros ângulos (já estou a imaginar videos interactivos à CSI onde o espectador tivesse que descobrir as pitas numa cena de um crime).

Aliás, esta diversificação e multiplicação da interactividade entre o ecrã da TV e os restantes dispositivos é algo que irá ter tendência a aumentar cada vez mais. A Wii U já deu o primeiro passo ao nos trazer um controlador com um ecrã secundário incorporado; mais logo, quando ficarmos a conhecer a nova Sony PS4, saberemos se também irá apostar nestas tecnologias.

3 comentários: