2013/02/24

Vo-96 Uma Guitarra Acústica Sintetizada


Quando se pensa que já está tudo inventado, eis que alguém se lembra de pegar num instrumento secular como uma guitarra acústica e... fazer aquilo que podem ouvir no vídeo que se segue.

Este Vo-96 é uma invenção de Paul Vo, que já em 2008 nos tinha apresentado a Moog Guitar, e o mais incrível é pensar que o som que sai da guitarra é mesmo aquele - não se trata de nenhum efeito analógico ou digital que é aplicado posteriormente; o som é mesmo o das cordas da guitarra.

O "truque" está num pequeno aparelho que fica no sítio onde habitualmente ficariam os "pickups" de uma guitarra eléctrica, e que é capaz de modificar a forma como as cordas vibram (e consequentemente, o som que produzem). Este controlo é feito em tempo real, e cada corda pode ser controlada de forma independente, num total de 96 canais harmónicos possíveis.

Penso que o mais chato para os músicos, será saberem que por agora esta Vo-96 não passa de um protótipo, e não há ainda datas previstas de quando se poderá tornar num produto "comprável".



[via gizmodo]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)