2013/02/04

Wine Leva Apps Windows ao Android


Muitos utilizadores de sistemas Linux já estarão bem familiarizados com o Wine, um sistema que basicamente reproduz o conjunto de funções disponibilizadas pelo Windows, de forma a que esses programas possam ser executados em sistemas Linux.... mas não só. É que o Wine está a caminho do Android, e quer isso dizer que em breve se poderão executar programas Windows inalterados nos smartphones!

Um projecto que embora ainda esteja em desenvolvimento, poderá ser bastante interessante - particularmente quando chegar a versão Wine para dispositivos ARM (já que em equipamentos Android com CPUs Intel, a coisa fica bastante mais simplificada).

Claro que a possibilidade de se executar um programa Windows num dispositivo Android não faz com que ele milagrosamente esteja adaptado para funcionar nesse formato (especialmente se estivermos a falar de smartphones). Mas, se imaginarmos um Wine a permitir correr programas Windows num equipamento tipo Transformer, com teclado e rato... a coisa muda de figura.

Faltará ver é como é que as coisas se processam a nível de desempenho... e recursos: já que temos programas para Windows que facilmente ocupam mais espaço do que a maioria dos equipamentos Android tem disponíveis.

1 comentário:

  1. Bom bom, era o Android tornar-se a verdadeira alternativa ao Windows e nao a mixlandia de distros linux q andam por ai (basicamente o Android é uma das distros de linux)

    Milhentas apps e jogos nao faltam...

    ResponderEliminar