2013/03/21

Google Keep - Bloco de Notas do Google



Tal como já tinha sido antecipado devido a um deslize, o Google finalmente apresentou de forma oficial o seu novo serviço de "bloco de notas" e apontamentos: o Google Keep.

Um serviço que tanto está disponível na web, como tem também uma app para acompanhar: o Keep para Android (obivamente, com tudo o que lá meterem a ficar sincronizado entre todos os vossos dispositivos e a web).

Não grandes segredos ou funcionalidades inesperadas. É possível criar apontamentos em texto, imagem ou voz (só na App), e também dar-lhes cores diferentes para melhor gerirmos os nossos "papeis". Também é possível criar listas, que depois poderemos ir "riscando" individualmente, num género de lista de compras ou de coisas a fazer. . Se tiverem um Android 4.2, o Keep tem um widget que podem colocar no lock screen para rapidamente poderem escrever os vossos apontamentos.

Curiosamente, alterações que façam na web aparecem imediatamente reflectidas nas notas da App (por exemplo, adicionar elementos a uma lista, ou marcá-los como feitos), mas no sentido inverso a coisa não é imediata. Ao marcarem algo na App, não actualiza automaticamente a nota na web. O que é pena... pois permitiria seguir em tempo-real alguém que estivesse a fazer compras, por exemplo. :)

Também é pena que na web, a aplicação de cor nos diferentes apontamenteos não preencha a área por completo como acontece na App. Na web apenas surge uma pequena linha colorida no topo do apontamento... Parece que o Google ainda não aprendeu o significado de "consistência" dos interfaces.

No fundo, trata-se de uma versão simplificada dos Google Docs, para aquelas situações em que seria desproporcionado usar um "documento" apenas para guardar um lembrete ou lista de coisas. E sem dúvida que será útil para inúmeras situações. Resta apenas saber se, com o recente historial do Google, este Keep será coisa para durar ou se também irá desaparecer na próxima "limpeza de primavera".

3 comentários:

  1. Podias fazer uma pequena comparação com o Evernote. Tks

    ResponderEliminar
  2. Este serviço é para fazer frente ao One Note da Microsoft ou para ter um serviço equivalente. Se um tem o outro também tem que ter.

    ResponderEliminar
  3. Já estou bem servido com o One Note que possui versão Windows 8, Browser, iOS e Android, e faz tudo isso que o Keep faz, mas testarei o novo serviço da Google quando este tiver app para iOS e estiver integrado no Drive.

    ResponderEliminar