2013/03/18

Google Mata Extensão do RSS para o Chrome



A morte anunciada do Google Reader continua a pesar na mente de todos aqueles que diariamente "dependem" do serviço para o seu consumo das notícias na internet. Mas se pensavam que poderiam ter algum descanso para se irem adaptando à ideia de um futuro sem Google Reader, eis que o Google vem dar novo passo na sua aparente nova batalha contra os Feeds RSS: removendo a sua extensão para o Chrome.

Actualização: o Google voltou a disponibilizar a extensão.

Uma medida que se poderia entender caso a extensão funcionasse unicamente com o Google Reader, mas que não se compreende... uma vez que a extensão permitia subscrever mais facilmente feeds RSS para diversos outros serviço de leitura de feeds, e sendo até possível adicionar manualmente novos serviços.

Sinceramente, não compreendo esta súbita mudança de atitude quanto à ideia de os utilizadores poderem consumir os conteúdos web da forma que muito bem entenderem.


Mas... enquanto uns se entristecem, outros se congratulam. Será certamente o caso de um dos serviços que poderá ser utilizado como alternativa ao Google Reader, o Feedly que só nestes últimos dias ganhou 500 mil novos utilizadores!

Não sendo uma solução puramente "web based" (o Feedly existe em Apps para iOS e Android, e também em versão "extensão" para Chrome, Firefox e Safari) não o considero como sendo uma alternativa directa ao Google Reader - embora para muitas pessoas, o facto de ser uma extensão no seu browser não será impeditivo. Eu, é que podendo optar, continuarei a dar preferência a soluções que mais facilmente possam ser acedidas a partir de qualquer browser sem necessidade de instalar seja o que for. Até ao momento, o The OldReader e o Newsblur têm estado no topo das minhas preferências.


De qualquer forma, meio milhão de pessoas em busca de uma alternativa ao Google Reader demonstra bem que não eram assim "tão poucas" as pessoas que utilizavam o Reader.

10 comentários:

  1. Um detalhe, não é necessário instalar qualquer extensão para aceder ao Feedly. A extensão é meramente opcional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm... podes dizer-me como lhe aceder então? É que indo ao Feedly só vejo a opção para instalar a extensão, e mais nada - nem sitio para registar, ou fazer login.

      Eliminar
    2. Erro meu, claro que com a extensão já instalada consegui aceder ao Feedly apenas pelo site.

      Eliminar
    3. Pode ser que eles implementem um modo web only sem extensão.

      Eliminar
    4. Aqui está finalmente o modo web disponível! (em http://cloud.feedly.com/ )

      Notícia: http://www.theverge.com/2013/6/19/4444332/feedly-cloud-sync-api-available-google-reader

      Eliminar
    5. Sim, já está post agendado sobre isso. :)

      Excelente notícia.

      Eliminar
  2. Infelizmente tambem ja sinto falta do Google Reader e ainda o tenho.

    Estou um bocado em negaçao, nao acredito que o Google vai mesmo com isto em frente.

    Gostaria de ter uma coisa identica, web-based com aplicacao android e ainda nao encontrei nenhum que fosse tao bom como o google reader :(

    ResponderEliminar
  3. Se removem funcionalidades ao Chrome arriscam-se a que as pessoas já chateadas com a extinção do Reader deixem também de usar o Chrome.

    ResponderEliminar
  4. O feedly de x em quando encrava ao passear pelos posts o que se torna irritante.
    Até agora o Old Reader é o que visualmente mais me atrai mas nao sei se aguentará o trafego...

    ResponderEliminar