2013/03/03

Google Prepara Interface Adaptativo para as Mãos?


Digam-me lá se não ficam frustrado quanto utilizam um equipamento como um tablet (ou até um smartphone com ecrã de grandes, como é cada vez mais frequente) e quanto estão a operá-lo, as coisas onde têm que tocar ficam no lado oposto ao sítio onde teriam os dedos mais a jeito? O Google parece estar consciente disso, como se pode ver por uma patente que nos propõe um interface adaptativo em função do local onde temos as mãos.

Para isso o Google imagina um tablet cuja moldura tenha sensores capazes de reconhecer os toques, assim permitindo que os eventuais botões de comando possam ser apresentados ali perto. Uma ideia que é interessante, mas que não sei até que ponto será praticável neste momento em que os fabricantes parecem mais interessados em fazer desaparecer as tais margens em redor do ecrã (embora isso não vá ser algo que possa ser feito de um dia para o outro).

Entre isto e os ecrãs flexíveis - que me parecem ser também algo que alguns fabricantes querem trazer urgentemente para o mercado, como forma de terem uma novidade capaz de os diferenciar de todos os smartphones e tablets "quadrados" actuais - o que é certo é que os consumidores poderão ficar descansados que haverá sempre sítio onde gastarem o seu dinheiro.

2 comentários: