2013/03/19

Google quer Unificar o chat com o Google Babble


Nem tudo é mau nas arrumações do Google (embora não seja por isso que lhes desculpe o encerramento do Google Reader). Parece que finalmente o Google quer "arrumar a casa" no que diz respeito às suas múltiplas e variadas plataformas de comunicação que neste momento estão completamente fora de controlo. Ora vejamos... Google Talk, Hangouts, Google Voice, Messenger, e mensagens do Google+ (para  não falar do Chat dentro dos documentos do Google Docs/Drive).

O Google parece estar farto de ter tudo isso a funcionar de forma independente, e está a preparar um novo serviço que pretende unificar a comunicação entre todos os diferentes serviços: o Google Babble.

O novo serviço permitirá manter todas as comunicações agrupadas, independentemente de onde forem feitas, e com a combinação das funcionalidades de todos os serviços existentes, como por exemplo, partilhar fotos - algo que é possível no G+ mas não no chat do Gmail; ou dar início a um hangout.

Ainda não se sabem datas concretas sobre quando o Babble deverá estar pronto para entrar em funcionamento, mas espera-se que o Google revele dados mais concretos durante o próximo Google IO.

3 comentários:

  1. A data prevista dia 15 ou 17 de maio

    ResponderEliminar
  2. Most of Google’s chat services over the years have been cobbled together from sealed off manipulations of an open chat platform called XMPP. The service is flexible, scalable, and has served Google well for quite a while. Google’s recent decision to block non-native XMPP requests is the first step towards building their own closed communications platform.

    Mais outro "standard" a dar uma volta??

    ResponderEliminar