2013/03/12

Philips disponibiliza API para controlo das HUE


Lembram-se das lâmpadas LED programáveis Philips Hue? Como em todos os sistemas "automáticos" para ter em casa, a sua utilidade está directamente relacionada com a sua capacidade de poder ser controlada a partir de outros sistemas ou equipamentos. E por isso mesmo a Philips tinha prometido que iria disponibilizar a API para que se pudesse integrar o controlo das HUE noutras soluções, apps, servidores, etc.

Demorou alguns meses, mas finalmente a Philips cumpriu com o prometido e disponibilizou uma API de controlo das Hue. É um sistema bastante simples de utilizar, pois a Bridge de interligação funciona como um servidor web, pelo que tudo é feito através de "web services", e ainda por cima a Philips disponibiliza um interface que vos permite fazer todos os testes a partir de um browser (o que é sempre simpático).

O acesso a esta documentação e o seu uso é disponibilizado de forma gratuita, mas a Philips mantém algumas salvaguardas, como não permitir a distribuição de informação sobre o sistema sem ser através de links para o seu site oficial; ou não permitir que terceiros criem equipamentos compatíveis com o protocolo das suas HUE (embora não me pareça que vá demorar muito até que alguém pegue num Arduino e faça precisamente isso, para controlar os seus próprios LEDs juntamente com as HUE).


[via Ars]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)