2013/04/22

Allwinner A20 pronto para Comercialização


Se no mercado dos desktops a escolha a nível de CPUs é bastante simplificada - ou escolhem Intel, ou escolhem AMD - no segmento mobile, e em particular nos ARM, a coisa é em diferente. E para além dos mais populares chips Tegra, Snapdragon, e Exynos, conta também com uma vasta gama de fabricantes menos conhecidos... embora os seus chips possam ser encontrados um pouco por todo o lado: desde televisões a... tudo mais que possam imaginar.

Depois do bem sucedido A10, chega-nos o novo Allwinner A20. Um chip que tem a particularidade de ter um pinout compatível com o anterior (o que simplifica a vida dos clientes actuais que já utilizassem o chip anterior que assim podem simplesmente trocar um pelo outro), e que a Allwinner diz ser o primeiro chip dual-core ARM Cortex-A7. A acompanhar o CPU dual-core, temos um GPU também dual-core (Mali400MP2), HDMI integrado, interface para controlar ecrãs LCD, descodificador de TV, suporte para duas câmaras, capacidade para vídeo FullHD 1080p e 2160p a 30fps (e 720p a 60fps), e compatibilidade com Android 4.2.2.

A utilização dos Cortex-A7 dá-lhe uma eficiência 5x superior em termos energéticos face à anterior geração com Cortex A8, e desempenho 50% mais veloz. Agora é só esperar, e manter os olhos bem abertos para a primeira vaga de novos equipamentos (tablets e smartphones low-cost) com este novo Allwinner A20.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)