2013/04/19

As Acções em Queda da Apple


Não, não nos transformamos em blog financeiro, mas não deixa de ser motivo de interesse espreitar o que tem acontecido com as acções da Apple. Depois de uma escalada aparentemente sem fim, que fazia alguns analistas prever que as acções poderiam chegar aos $1000 dólares, e depois de terem superado os $700 em Setembro passado - com todo o tipo de comparações com os "investimentos" que melhor teriam sido feitos a comprar acções da Apple em vez de material da Apple - eis que as acções tem estado em queda contínua, e agora aproximam-se de metade desse valor.

São fenómenos estranhos pois... a Apple continua a vender aos milhões, continua a ser a empresa que mais lucro tem mesmo quando vende menor percentagem/volume que os concorrentes, e não há indicadores que façam prever que isso vá mudar em breve. No entanto, isso pouco ou nada tem afectado esta queda inédita que já fez muitos investidores "abandonarem o barco" (e com isso ajudando a que as acções continuem a descer).

Considerando os lucros, este preço baixo faz com que as acções estejam agora no ponto mais baixo de  sempre na última década relativamente à "custo/lucro", e que por isso se começam a tornar altamente tentadoras para que os grandes investidores voltem a "atacar", e inverter a tendência - fazendo duplicar o seu investimento em pouco tempo.

Para mim, bolsa é coisa em que se joga bem... retroactivamente. Isto é, daqui por uns meses, se as acções da Apple estiverem novamente na estratosfera, será fácil dizer que era "óbvio" que o momento actual era um bom momento para investir. No entanto... haverá os que o dizem, e haverá aqueles que - mesmo sem o dizer - "falarão" com as suas carteiras. E no final, serão estes últimos a recolher os benefícios.

Mesmo não sendo a nossa área de actuação: que tal são as vossas previsões? As acções da Apple continuaram em queda, ou... acham que irão ressaltar para os valores próximos dos que tinha há alguns meses atrás?

7 comentários:

  1. http://www.forbes.com/sites/petercohan/2013/02/09/analyst-who-got-apple-right-sets-320-price-target/

    ResponderEliminar
  2. Os últimos produtos da Apple não tem sido fantásticos, e daí talvez a quebra.
    Se eu tivesse dinheiro para investir agora seria uma excelente oportunidade.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Está a voltar aos preços em que estava quando saiu o iPad 3, para mim foi ultima evolução tecnológica com o écran retina.

    ResponderEliminar
  5. É complicado prever para quem percebe, quanto mais para os leigos. Mas quem acompanha consegue ter pelo menos uma perceção da situação e realmente, com a morte de Steve Jobs, com a falta de inovação, com a concorrência feroz da samsung, sony, htc, com o android a evoluir a passos largos e com o aparecimento do windows 8, e já agora, com os preços elevados dos produtos apple, eu acho que o véu se levantou da empresa da maça e eles vão ter novamente que se esforçar se se querem manter no topo.

    ResponderEliminar
  6. Basicamente é assim:

    -Em 12/10/2011 a Apple tornou-se a empresa mais valiosa do mundo em valor de mercado (número de ações x cotação)

    -Há dois dia atrás a Exxon retomou o primeiro lugar.

    Na verdade para mim foi maior surpresa a de 2011, uma "tecnológica" ocupar o primeiro lugar (a Microsoft já lá esteve há umas décas atrás) do que passar para o segundo lugar.

    O PER, que mede a relação entre os resultados de uma empresa e a cotação das suas ações indica que as da Apple estão a um preço anormalmente baixo e que seria a altura de comprar. Dia 23 já se conhecem novos resultados.

    ResponderEliminar