2013/04/22

Coloca um Raspberry Pi num Datacenter à Borla


Se já são fãs dos Raspberry Pi, então não vão querer perder esta oportunidade imperdível: o de o poderem colocar num data center, com ligação permanente à Internet (e 500GB de tráfego mensal) de forma completamente gratuita. A iniciativa surge da PCextreme - empresa Holandesa - que se disponibilizou para colocar os Raspberry Pi no seu data center em Amesterdão, neste Raspeberry Colocation.

Para isso poderão enviar os vossos Raspberry Pis, ou em alternativa comprar um deles e poupar nos portes de envio, e ficarão com o vosso próprio servidor pessoal na internet sem gastar mais um euro com isso. É o ideal para todos os projectos que tiverem necessidade de ligação continuada à internet, e que vão mantendo na vossa ligação em casa, mas que aqui passa a ter toda a segurança adicional de uma ligação com qualidade de "data center". Ou seja: mesmo quando vos faltar a electricidade, ou o vosso ISP vos deixar sem internet durante umas horas/dias; poderão ficar descansados que o vosso pequeno PI continuará a trabalhar sem parar.

Eles próprios sugerem algumas possível aplicações: servidor de email ou de chat, monitorização de sites, servidor web ou de DNS, ou até servidor VPN para ligações "anónimas" que passam a ser feitas como se tivessem origem na Holanda.

A empresa garante que os Raspberry Pi ficarão ao serviço - sem custos - durante um tempo indefinido (com 12 meses mínimos garantidos); sendo que a qualquer altura poderão reavê-los pagando os portes para o seu envio de regresso a casa. Uma última advertência: cuidado com as "invenções" remotas... pois se necessitarem que eles vos reinstalem o sistema num PI, terão que pagar 20€.

Actualização: depois de alguns meses e 2000 rPi instalados, a empresa vai ter que começar a cobrar pelos que quiserem meter um rPi no data center a partir de agora.

... Eu ainda nem sei bem que tipo de uso terei para um Raspberry Pi sempre ligado à internet... mas confesso que já aderi! Depois logo penso em algo para lhe dar uso. :)


Caso estejam a precisar de Raspberry Pis, para os meterem neste data center ou só para ficarem em casa, não se esqueçam que temos ainda muitos promocodes da InMotion a que podem dar uso.


2 comentários:

  1. Eu tenho o meu em modo "headless" ligado à net cá em casa, por enquanto está a servir um website (coisa pequena) e está ligado ao sistema de som na sala, para poder pôr música a tocar a partir de qualquer lado e além disso serve-me de proxy para alguns serviços que estão bloqueados na universidade (por exemplo, telnet). Está também nos planos escrever um script para fazer backups automaticamente do meu pc para uma pen drive ligada ao raspberry pi e (possivelmente) daí para a net.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de estar sempre ligado, como o consumo é baixo e não necessito de muita largura de banda, vou manter o meu cá em casa.
    Isto para não falar que pelo que percebi não podemos colocar armazenamento extra ligado ao Raspberry.

    Existem mil e uma coisas que podemos fazer com uma coisa dessas, e julgo que em casa dá muito mais jeito.
    De referir também que a maior parte das aplicações que são permitidas, facilmente temos esses serviços em casa.

    Depois quem necessitar mesmo de um webserver, aloja os seus websites em locais com backupsd diários, com maior desempenho e largura de banda.

    ResponderEliminar