2013/04/27

Como tornar o Windows 8 mais parecido com o Windows 7


O próximo Windows 8.1 poderá "dar o braço a torcer" e disponibilizar finalmente um start menu e a possibilidade de arrancar directamente para o ambiente desktop clássico, mas se não quiserem esperar por isso, há várias formas de fazerem com que o vosso Windows 8 fique mais parecido com o Windows 7.

O ponto de partida é o popular Start8 mas pessoalmente recomendo que espreitem também o Classic Shell que permite adicionar o start menu e também vos dá um explorador "clássico" completamente personalizável.

Depois, há também maneiras de adicionar o look "aeroglass", ultrapassar o lockscreen, e correr as apps Windows 8 em modo desktop. Infelizmente, algumas destas apps são a pagar... o que não deixa de ser um pouco caricato, pois trata-se de coisas que o próprio Windows deveria permitir fazer de origem (e que potencialmente será o caso, com a chegada do Windows 8.1 - pelo que se não estiverem urgentemente a desesperar com o Windows 8, o melhor será esperarem mais um pouco até que chegue esta actualização).

E se estiverem fartos de procurar pelo botão de desligar... podem sempre criar um icon de atalho para essa função.

6 comentários:

  1. ALT+F4 quando se está no desktop também é uma forma rápida de aceder às opções de desligar/reiniciar/suspender/etc.

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente gosto e aconselho o Classic Shell, sendo que é prático e funcional... faz-nos até esquecer que se trata de uma ferramenta à parte do Windows, dadas as semelhanças com o clássico e velhinho "Iniciar".
    Esperemos que essa nova versão Windows 8.1 chegue até nós formatada e de acordo com os anseios de utilizadores do sistema em PC's comuns, visto que a versão "multi-plataforma" funcionou mal, muito mal!!...

    Confesso que no primeiro contacto com Windows 8 a primeira reacção foi de espanto com a panóplia de cores, mas também de muita frustração perante o impedimento de seguir a conduta criada ao longo de várias versões do velhinho sistema Windows... :)

    Um bem haja a estes aplicativos "milagrosos" que nos permitiram aceder directamente ao conteúdo e assim contornar os "obstáculos" criados com o tal aspecto "Metro" e que mais parece os Puzzle's de movimentos que saíam nas embalagens Chocapic à muitos, muitos anos!!... :)

    Esperemos todos uma versão simpática da nova actualização Windows e que dessa forma nos cative a descobri-la e personalizá-la ao invés do que acontece actualmente e que passa preferencialmente por uma tentativa de contorno aos seus afamados atributos multi-plataforma...

    ResponderEliminar
  3. Windows 8.1 ? Se for mesmo este o nome deve ser caso unico no Windows uma versão que só pela designação indica ser uma "correcção" doutra versão :)

    ResponderEliminar
  4. Fernando, uma das versões mais populares de todos os tempos do Windows... ...foi a versão 3.1!

    ResponderEliminar
  5. Fernando, uma das versões mais populares de todos os tempos do Windows... ...foi a versão 3.1!

    ResponderEliminar
  6. Pokki é também uma excelente alternativa, e pelo menos um conceito diferente de "menu iniciar"...

    ResponderEliminar