2013/04/08
Comunicação via Lâmpadas LED chega aos 3Gbps
Não é a primeira vez que vemos a intenção de usar iluminação LED para servir como meio de comunicação (pensem em algo ao estilo do telecomandos dos televisores, que envia alguns bytes de dados - mas mais avançado). Mas agora, a Fraunhofer conseguiu melhorar ainda mais o sistema, proporcionando velocidades de até 3Gbps.
É essa uma das vantagens dos LEDs. Mesmo servindo para iluminação, poderão "piscar" a frequências extremamente elevadas e imperceptíveis para os nossos olhos, mas cujos padrões de mudança de intensidade poderão ser detectados por receptores nos computadores e smartphones.
Este sistema poderá ter interesse para todas as situações onde não for desejável ter sinais de rádio que possam provocar interferências (como hospitais); e embora tenha a óbvia limitação de apenas funcionar com "as luzes ligadas" e com linha desobstruída entre o emissor e receptor, nada impede que não se possam vir a usar "lâmpadas de comunicação" que usem infra-vermelhos para este efeito, sendo invisíveis para as pessoas. Para todos aqueles que se preocupam com os potenciais riscos da radiação electromagnética e do seu potencial efeito no corpo humano a longo prazo... seria também uma alternativa bem apreciada.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)