2013/04/01

Fazer Zoom no Google Maps só com Um Dedo


Não é fácil apercebermo-nos do quanto alguns interfaces "touch" não são muito práticos... até ao momento em que somos obrigados a usá-los com uma só mão. Veja-se o caso do Google Maps, que muito útil é para nos ajudar a saber onde estamos, mas que para fazer zoom in/out depende do pinch-to-zoom com dois dedos (ok, também é possível activar os botões de zoom manuais com "+/-").

O pinch to zoom é bastante prático de usar quando se usam as duas mãos, mas se imaginarem que vão a caminha pela rua, debaixo de uma chuvada intensa, a segurar um guarda-chuva na outra mão... o zoom in/out depressa se torna num obstáculo à navegação. Não seria bom se fosse possível controlar o zoom com apenas uma mão? Mesmo chegando no dia das mentiras, a verdade é que tal já é possível... e a resposta está mesmo "debaixo do dedo".

Se pousarem um dedo sobre o ecrã e o deslizarem, irão arrastar o mapa; mas se fizerem um duplo toque, mantendo o dedo pressionando da segunda vez, passam a poder fazer zoom in/out com um só dedo. Esta técnica funciona tanto no Google Maps para iOS como para Android, e sem dúvida que será da próxima vez que tiverem que passear pelos mapas dependendo apenas de uma mão.

2 comentários:

  1. Não sei se me vai ser útil, mas que é engraçado, é :)

    ResponderEliminar
  2. Às vezes os comentários dos posts têm coisas muito interessantes. Então, pegando nos comentários do post "fonte":
    - premindo num ponto do mapa cria-se um pin
    - premindo no símbolo do automóvel, em baixo à direita, entra-se no modo de navegação para esse pin (pode ter que se esperar até acertar a rota).

    ResponderEliminar