2013/04/26

Google Proibe Apps com Actualizações fora do Google Play


Não será surpresa que o Google não goste de ver "abusos" na sua plataforma. O Android é uma plataforma aberta mas ao poucos parece ir sendo necessário relembrar que há que mostrar algum respeito pela mesma. O Facebook lembrou-se recentemente de ultrapassar o Google Play e passar a fazer actualizações directamente da sua app.

A desculpa era de que assim poderiam "garantir que a sua app estava sempre actualizada", mas que já na altura me tinha feito dizer:
Mas no Android, onde a questão das actualizações já está tão bem estabelecida, e onde os utilizadores têm a possibilidade de permitir que as apps façam automaticamente as actualizações sem terem que se chatear com isso... não compreendo porque motivo o Facebook terá feito isto.

Parece que o Google também acha o mesmo, e por isso fechou a parta às apps que façam updates sem ser pelo método oficial via Google Play.

Não posso dizer que fique surpeendido ou desapontado. Como disse... penso que esta atitude do Facebook poderia ser um passo no retrocesso da plataforma, podendo incentivar a que mais apps passassem a gerir as suas actualizações de forma independente... e daqui a pouco estávamos perante o que tinhamos nos Windows, com cada app a instalar o seu proprio serviço de verificação de actualizações, atulhando o sistema com coisas perfeitamente desnecessárias e que muito bem poderiam ser feitas d forma bem mais eficiente.

Mas... já sabemos como as coisas são nos EUA, onde as máquinas de lavar têm que vir com instruções expressas de que não se deverão meter animais ou crianças lá dentro... E agora também no Google Play tem que ficar expresso que as apps não poderão fazer actualizações "por fora"do sistema.

Se o quiserem fazer, poderão continuar a fazê-lo... mas não figurarão na lista de apps disponíveis no Google Play. É justo.

12 comentários:

  1. Acho muito bem, nada a ver em exclusivo com o Facebook, mas no geral. Por questões de segurança. Assim têm sempre que ser filtrados pelo Google.

    ResponderEliminar
  2. completamente de acordo. Não só mas também.. :)

    ResponderEliminar
  3. Como não conheço o Android/Google Play e sou muito desconfiado quanto à motivações das coisas (faço sempre a pergunta: "Quem é que fica a ganhar com isto"), vou contar uma história do iOS.

    Uma parte das app da App Store são gratuitas mas por terem poucas funcionalidades, permitem fazer um upgrade, "pagante", para uma versão pro. O upgrade corre pela App Store, cobrando a Apple os habituais 30%.

    Está bem que no mundo Android não há negócios e é tudo idealista, com a Google a zelar pelo bem comum. Mas têm a certeza de que, no caso de haver upgrades pagantes por fora do Google Play, esta medida da Google não é para garantir os seus 30% ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a falar de updates, não upgrades.

      Eliminar
    2. A questão é: há upgrades pagantes fora do Google Play ?

      É que se há deixa de haver.

      Eliminar
    3. Pelos vistos há:
      http://support.google.com/googleplay/bin/answer.py?hl=en&answer=1061913

      Eliminar
    4. @dos passos
      Não confundir compras in-app com updates.

      Eliminar
    5. De facto in-app não são updates, o link foi mal escolhido.
      Nem faz qualquer sentido pôr a hipótese de que a Google permitia upgrades pagantes fora do Google Play, prescindindo dos 30%.

      Eliminar
  4. Seja qual for o motivo da google acho bem que se mantenha um certo critério.

    ResponderEliminar
  5. Curioso que varias apps do Google fazem atualizações fora do proprio Google play.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ele está a falar dos updates silenciosos das apps tipo o google settings e a própria play store, mas por acaso acho que mais nenhumas outras apps google fazem o update assim.

      Eliminar