2013/04/01

Interfaces das TVs podem Aprender com os Videojogos


Tempos houve em que um televisor era um aparelho simples de operar: um botão para ligar e desligar, e mais uns botões para seleccionar os canais. Só muito mais tarde apareceriam os televisores "electrónicos", com tele-comando, com uma quantidade de botões que não parou de aumentar desde então: o tecnologicamente avançado teletexto; as mil e uma afinações de imagem e configuração de canais; etc. etc. Mas comparados com os actuais televisores "Smart".. até esses modelos pareceriam simples.

Hoje em dia um televisor é um autêntico media center, com capacidades que não encontramos em nenhum outro lugar... a não ser talvez uma consola de jogos. Veja-se o caso das Smart TVs mais recentes, que têm reconhecimento de voz e de imagem, permitindo o controlo por gestos, para além dos seus telecomandos com detecção de movimentos. Não será propriamente aquilo que um utilizador esperaria de um "simples" televisor; e talvez por isso haja quem sugira que os interfaces destes equipamentos poderiam aprender com os videojogos.


Tal como há jogos que automaticamente vão ajustando o nível de dificuldade em função do nível de perícia do jogador, a ideia seria que nestes equipamentos complexos um utilizador começaria por ter acesso a um modo de interface simplificado, e à medida que fosse demonstrando a sua perícia, iria ganhando acesso a níveis/funcionalidades mais avançadas.

Nada impediria que um utilizador experiente imediatamente colocasse o seu novo televisor no modo "expert" para ter acesso a tudo; mas para uma grande maioria dos utilizadores, esta progressão "fácil-intermédio-difícil" poderia ser bem mais interessante do que simplesmente ficarem frente a frente com as mil e uma coisas que a sua nova Smart TV faz... mas que provavelmente nem saberão (e todos sabemos que os manuais de instruções são para ficar no caixote sem serem abertos).

Será ideia com futuro?...

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