2013/04/02

Novos CPUs ARM Cortex-A57 Mais Rápidos e Mais Poupados


Se pensavam que o smartphone que acabaram de comprar, com o mais recente e potente CPU ARM do momento, iria manter essa liderança por muito tempo... estão bem enganados. A TSMC, um dos principais fabricantes de chips a nível mundia, já está preparada para começar a fabricar em quantidade uma nova geração de chips ARM: os Cortex-A57.

Ao contrário dos Cortex-A53, que têm como principal preocupação o baixo consumo, os Cortex-A57 têm como objectivo serem os mais potentes CPUs disponíveis para equipamentos móveis. Ainda assim, o desempenho acrescido chega também com maior eficiência: disponibilizando potência três vezes superior sem prejuízo da autonomia; ou até permitindo aumentar a autonomia cinco vezes se funcionar com desempenho idêntico aos CPUs das gerações anteriores.

... Nesta altura do campeonato, acho que eu (e muitas mais pessoas) já dispensariam o desempenho extra e optariam por ter uma autonomia 5x superior! :)

2 comentários:

  1. Neste momento também o problema da autonomia não se localiza tanto no cpu mas sim nos ecrans...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo é relativo... Compara a autonomia de um smartphone a dar um filme (aceleração por hardware, uso de CPU reduzido) com a de um jogo 3D intenstivo a "derreter CPU e GPU".

      No caso dos vídeos poderás ter autonomia para muitas horas (um iPhone 5 anuncia autonomia de 10h neste caso); mas se puderes num jogo... ao final de 1 ou 2h já não terás bateria.

      Portanto... se for possível poder dar uso aos CPUs/GPUs de forma a que mesmo em funcionamento exigente passem dessa 1h para 3h ou mais... será sempre bem vindo. :)

      Eliminar