2013/04/15

Nvidia mostra Tegra 5 a correr Battlefield 3


Já todos conhecemos o ritmor alucinante a que os equipamentos mobile têm evoluído. Enquanto nos PCs esperamos décadas até que surgisse o primeiro CPU dual-core, nos equipamentos mobiles (tomando como referência o surgimento do iPhone - embora bem antes dele já tivessemos "pocket pc's" e smartphones), em menos de uma década passamos de CPUs single core para octa-core, e de ecrãs de 320x240 para ecrãs 1920x1080 Full HD!

Mas a Nvidia parece não estar satisfeita com o panorama actual, e mesmo antes do seu Tegra 4 chegar até nós, começa já a abrir o apetite para o que virá no próximo ano, com o novo Tegra (5?) que integrará a tecnologia Kepler que é usada actualmente nas suas placas gráficas para PC.


Esta nova geração terá acesso a todas as potencialidades disponibilizadas pelo DirectX 11 e OpenGL 4.3, e possibilitará que nos smartphones e tablets se possam ter jogos com qualidade gráfica que se aproximará com a das consolas e PCs. Para isso, demonstrou o jogo Battlefield 3 a correr no Kepler Mobile (ou mais certamente um emulador), e fazendo questão de salientar o quanto é mais avançado que a mais recente geração de iPads. (Claro que daqui por um ano, já as placas gráficas dos PCs estarão ainda mais potentes; e uma nova geração de consolas dará novo salto em frente na qualidade gráfica... afastando-se novamente destes gráficos que agora nos estão a apresentar. Enquanto nos PCs, a nova fronteira começa já a ser jogar em resoluções ultra-altas, de 2560x1600, e até resoluções Ultra HD 4k... para quem tiver dinheiro para investir num ecrã desses.)

Só me pergunto se realmente seria necessário estar mostrar já nesta altura - antes da saída do Tegra 4 - o que a próxima geração irá fazer. Talvez seja uma tentativa de compensar a perda nas consolas (tanto a PS4 como a futura Xbox 720 optaram por GPUs da AMD/ATI), e começar a cativar desde já fabricantes mobile... mas vamos lá ver se com este tipo de anúncio, não incentivam a que alguns potenciais compradores optem por aguardar mais um ano, saltando a geração Tegra 4 que está para sair.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)