2013/04/04

Potência Gráfica dos GPU Mobile vs Placas Gráficas PC


É inegável a evolução que os smartphones e tablets têm tido nos últimos anos, com cada nova geração a praticamente duplicar o desempenho relativamente à geração anterior. No entanto, até que ponto é que um smartphone ou tablet actual poderá competir directamente com um "computador"? O site Anandtech resolveu colocar à prova a potência gráfica dos actuais dispositivos mobile, comparando-os com placas gráficas dedicadas dos PCs.

Foi um teste que se tornou possível com o aparecimento de benchmarks que permitem fazer os mesmos testes nas diferentes plataformas, e assim dar-nos resultados comparáveis. E mesmo tendo em conta que será injusto comparar um smartphone/tablet com uma placa gráfica que, por si só, gastará mais energia num minuto do que um smartphone numa hora, os resultados não deixam de ser impressionantes.


Embora um GPU mobile não tenha qualquer hipótese quando comparado com qualquer um dos GPUs mais recentes usado nos "PCs", é surpreendente ver que tablets como o iPad 4 conseguem ter prestações que conseguem superar placas gráficas como as GeForce 7900GS e 7800GT nalguns testes.

Ou seja... temos tablets capazes de prestações idênticas aos de um PC de 2006 com uma placa gráfica de gama média-alta. (E nem vou mencionar o Surface Pro ou Razer Edge, pois esses são mesmo "PCs" em formato tablet, e "rebentam com a escala" quando comparados com os GPUs dessa altura).

Extrapolando as coisas... daqui por mais seis anos, teremos no bolso smartphones capazes de fazer aquilo que os nossos computadores actuais podem fazer. Arrepiante!

7 comentários:

  1. Não será este teste baseado em FPS bastante penalizador para os equipamentos com resoluções muito altas? (Nexus 10 e Ipad4)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nalguns testes sim, mas neste de rendering por norma o render é feito a 720/1080 em offscreen e depois apresentado no ecrã, por forma a dar resultados mais justos e comparáveis independentemente da resolução real.

      Eliminar
  2. Ainda bem que se consegue fazer este tipo de medicoes e benchmarks. Volta e meia le-se por ai que como os aparelhos com CPUs ARM tem "dual core" e "quad core" entao ja sao tao rapidos e potentes como os desktops.
    E bom que se veja claramente que os smartphones e tablets sao bons no contexto de aparelhos altamente miniaturizados e portateis, nao como o limite da performance da tecnologia actual.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tudo é relativo. Mas quando se refere isso penso que se o que quer dizer é que a potência num tablet/smartphone actual é já mais que suficiente para fazer o tipo de coisas que habitualmente se faz com um PC. (Não é o mesmo que dizer que tenham a mesma potência.)

      Por outro lado, a nível de eficiência... aí parecem levar vantagem: e por algum motivo já se começam a considerar servidores com CPUs ARM, menos capazes mas igualmente muito mais poupados que CPUs Intel/AMD, e que fazem com que a relação desempenho/energia lhes seja favorável.

      Eliminar
    2. Como o Carlos disse, o que interessa é que o ratio desempenho/preço/energia lhes seja favorável. Se for favorável para quê gastar dinheiro em CPUs x86?

      Basta ver nesses benchmarks que os Snapdragon 600 são ela por ela com os AMD Brazos E-350 que são um APU que corre nos netbooks mais potentes (a versão E-450 e sucessores práticamente que não alterou o desempenho). Ou seja, para uma esmagadora maioria dos utilizadores comuns a potência de um Snapdragon 600 é suficiente para uso diário e consome muito menos energia.

      E convém salientar que isto ainda são CPUs a 32 bits. Qual será a performance dos ARM a 64 bits?

      Eliminar
  3. seria mais justo colocar uma placa equivalente ja que os benchmarks são novos e usam recursos mais novos que não possuem nas placas antigas como o o TXAA e até mesmo o physex dependendo da placa, seria justo por uma gt 630, 640 no minimo já que o preço desses smathphones são muuuuuuuiiiitoo mais altos doq os das gpus e alem disso a gpu dos smathphones oferecem suporte a recursos e instruções de processamento nao suportadas pelas gpus antigas, acredito que de força bruta em si as gpus de smathphones não deve pegar nem uma GT 240 Na melhor das ipoteses kkkkkkk mas tenho que admitir q a tecnologia avançou muito tbm

    ResponderEliminar
  4. Por favor façam uma nova matéria como essa só que com os processadores de Smartphones atuais como o Snapdragon 855 Plus e 865, Apple A13 Bionic etc.

    ResponderEliminar