2013/04/01

Televisão com Cheiro Posicionado no Ecrã


Bem sei que é uma notícia "complicada" de dar neste dia (ainda por cima com o Google a ter feito uma piada de 1 de Abril relacionada), mas neste caso é mesmo verdade: investigadores Japoneses estão a desenvolver um sistema que permite adicionar cheiro a uma televisão.

Adicionar cheiros a experiências televisivas ou cinematográficas não é nada de novo (ainda recentemente tivemos um filme dos Spy Kids com "smell-o-vision", usando cartões de raspar e cheirar em certos momentos do filme). No entanto, este tem a particularidade de conseguir criar cheiros que podem ser posicionados no sítio pretendido no ecrã, graças a um sistema de ventoinhas e controlo do fluxo de ar.

O principal problema continuará a ser a forma como os cheiros são produzidos, e que necessitarão de "cartuchos" que tornarão muito difícil a sua utilização em larga escala - como as nossas casas. Mas isso não significa que este tipo de sistemas não possa ter utilidade para situações específicas, como painéis publicitários, etc.

Se algum dia esta tecnologia vier mesmo a ser usada em todo o lado... já estou a imaginar virus e malware que em vez de se divertirem a abrir e fechar a porta do drive óptico... se divirtam a mandar mau cheiro para os computadores infectados. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)