2013/04/16

Topo de Gama Compacto Precisa-se [Smartphones]


É um tema recorrente que temos abordado por diversas vezes: a tendência para que cada nova geração de smartphones topo-de-gama seja maior que os anteriores começa a aproximar-se perigosamente de tamanhos que associamos com tablets. Nada temos contra a existência de tais modelos, e a evolução das vendas mostra que há muitas pessoas que valorizam o tamanho do ecrã face à portabilidade reduzida, mas... há limites para tudo - e o facto de haverem topos de gama de 5 e 6" não deveria invalidar que também existissem em tamanho mais reduzido.

A Samsung deu-nos esperanças quando anunciou o Galaxy S3 mini, mas infelizmente perdeu a oportunidade ao lançar um S3 mini que de "S3" só tinha o nome. Agora, vemos que este desejo de ter um smartphone compacto, mas cujo tamanho não implique ter hardware ultrapassado, não é exclusivo nosso: bastará olhar para a petição organizada pelo GSM Arena, pedindo aos fabricantes que façam um topo de gama compacto.

Neste momento é uma petição que vai com mais de 3000 assinaturas, com o objectivo de chegar às 5000. São números praticamente insignificantes, comparados com os "milhões" que os equipamentos topo de gama vendem nos primeiros dias... mas que demonstram que há quem esteja interessado em ter um smartphone com a última tecnologia, mas que continue a caber no bolso.

11 comentários:

  1. Vamos lá divulguem, a quantidade de assinaturas requeridas pode ser diminuta (e vai ser alcançada certamente). Mas assim como eu, queremos chamar a atenção dos fabricantes, que há mercado para topos de gama, menores, eu mesmo pessoalmente enviei (antes de ver essa petição) um email as principais consultorias das marcas (Samsung, LG, Sony, etc) sem nenhuma resposta. Vamos esperar a repercusão e ver se até começo do próximo ano, surja algum aparelho que complete essa lacuna.

    ResponderEliminar
  2. Não podemos ter um motor ferrari num carro como o smart (quando comparamos o S3 mini ao S3) mas se estivermos atentos, há actualmente smartphones para todos os gostos, feitios, utilidades e afins!

    Eu quando olho para um ipod de última geração fico a pensar...se este fosse o iphone é que era mas no entanto devido às circunstâncias laborais desejava um note2, isto para dizer que uma coisa é o que desejamos, outra é o que queremos e ainda há a outra que realmente precisamos!

    Já viram que o android a bem ou mal tem o seu SO (nem que seja o ICS) em inúmeros equipamentos? Só isso ja demonstra algum sucesso e preocupação em querer implementar algo para diversos equipamentos de forma a agradar o consumidor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua comparação faria sentido...mas, um processador singlecore de 800 mhz ocupa tanto espaço quanto um 1.6 Ghz quadcore, segundo: diferente dos motores, processadores mais potentes de forma geral, são mais poupados (single x dual, dual x quad), terceiro: nesse momento é como se houvesse no mercado apenas bmw's series 7 e mercedes classe S, imensos, enquanto quem procurasse um bmw serie 1 ou 3, teria que se aguentar com um motor com metade da potencia das séries acima, sem direção assistida, e com qualidade de construçao duvidosa. Concluindo, não podemos olhar apenas para a nossa utilização e dizer que o mercado está bom como está, sob a sua lógica, só haveria grandes carros, sem lugares pra jipes, carrinhas, sedas compactos, monovolumes, etc, etc (;

      Eliminar
  3. ainda aqui há dias partilhei esta minha necessidade aqui nos comentários do adm.

    ResponderEliminar
  4. Sofro com esta lacuna :) A HTC está perto, com o HTC first.
    4,3 pols/720p. Com 4pols era ideal, e um quad core, >1gb memória.. #samsung

    ResponderEliminar
  5. Hoje em dia fazem-se petições para tudo e mais alguma coisa. Por isso é que cada vez mais perdem o valor que tinham.

    ResponderEliminar
  6. Em minha opinião, acho que quando falamos de "compacto", 4,3'' continua a ser um pouco grande, para mim seria entre 3,2 (porque ja vi mulheres com maos pequeninhas a ter que usar as 2 maos pra escrever) até um maximo de 4. Eu aponto pra 3,5'', que é o tamanho do meu Sapo A5 e acho um tamanho pratico (facil de chegar a todos os pontos com 1 mao) e confortavel (vejo videos em full-sreen e chega bem).

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Eu que não tenho as mãos pequenas e tenho um Gnex já acho ecran grande para 1 mão... Fui brincar no GSMArena e fiz a pesquisa do telemovel ideal 4 a 4,5 polegadas com 720p e 4cores http://www.gsmarena.com/search.php3

    ResponderEliminar