2013/05/05

Câmara Imita Visão de Insectos


Muitas vezes, a melhor inspiração para resolver problemas tecnológicos é olhar para a Natureza e "copiar" aquilo que foi desenvolvido ao longo de milhões de anos. Quando se trata de dar uma visão panorâmica do ambiente, a solução tradicional consiste em usar lentes grande angular, que no entanto são bastante volumosas. Investigadores decidiram olhar para os insectos, e criaram uma pequena câmara que imita os seus fotoreceptores panorâmicos que lhes permitem ter uma visão de tudo o que os circunda.

Por agora a pequena câmara tem apenas 180 "pixeis", mas que cobrem um campo de 160º de visão - sendo previsível que no futuro rapidamente se aumentem o número de pixeis, e até que o campo de visão possa ser alterado dinamicamente através alteração da curvatura do sistema. Este tipo de câmara seria extremamente vantajoso para todo o tipo de sistemas de navegação autónomos, como drones voadores, em que o peso e o espaço sejam elementos fundamentais para a escolha dos componentes.

Talvez daqui por uns anos, sistemas idênticos permitam que as câmaras nos smartphones possam ter "zoom" óptico sem que tenham que sacrificar a sua espessura de poucos milímetros (ou então sendo integradas noutro tipo de equipamentos, como os Google Glass, para nos darem uma imagem mais realista daquilo que os nossos olhos vêem). Poderia até ir-se mais longe e fazer uma simulação mais real, colocando maior definição na zona central do sensor de imagem, e depois modificando os fotoreceptores nas bordas para que tivessem menor resolução mas maior sensibilidade e velocidade de reacção - tal como os nossos olhos biológicos. (Afinal, se é para se inspirarem na biologia, então que "copiem bem"! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)