2013/05/14

Câmara para o Raspberry Pi já Disponível por $25


Tal como estava prometido, o módulo de câmara para o Raspberry Pi já está disponível para expandir as capacidades do pequeno microcomputador de baixo custo, e também ela está disponível a um preço bastante acessível: apenas $25.

O processo de instalação é super simples (como se pode ver no vídeo que se segue), sendo apenas necessário ligar o flatcable do módulo à ficha respectiva no Raspberry Pi... e daí para a frente, apenas estão limitados pela vossa imaginação. A câmara de 5MP pode capturar imagens de 2592x1944, e gravar vídeo FullHD 1080p a 30fps (para além de 720p a 60fps e VGA a 60 e 90fps). É portanto perfitamente capaz de se aguentar para a maioria das utilizações que lhe possam querer dar (e não é complicado fazerem streaming dela para o vosso PC ou outro Raspberry Pi).

Já estou a imaginar a quantidade de projectos estilo "câmara de vigilância" que irão surgir nos próximos tempos, com o Raspberry Pi a fazer detecção de movimento e alertar-vos sempre que alguém entrar na zona a proteger.

1 comentário: