2013/05/27

Chrome Beta para Android com Tradução e Compressão de Dados


Se utilizam smartphones ou tablets Android, há agora ainda mais motivos para considerarem a utilização do Chrome beta em vez do Chrome "normal". A versão beta inclui funcionalidades experimentais que eventualmente chegarão à versão pública, e que o tornam ideal para quem não gosta de esperar muito. O inconveniente é que poderão ter que aturar alguns bugs ou coisas inacabadas - mas que em uso normal raramente causam grandes inconvenientes.

Para quem visita regularmente sites em línguas que não domina e dá uso frequente ao Google Translate, o mais recente Chrome Beta para Android inclui a barra de tradução do Google integrada no browser. Ao visitarem um site surgirá a sugestão de traduzir o site (mantendo-se também a opção de "nunca mais oferecer para traduzir" determinados sites ou línguas.

Mas há mais... ou melhor dizendo: menos!

O google está a aventurar-se no campo da compressão de dados, que habitualmente associamos a browsers como o Opera Mobile/Mini, e embora esta funcionalidade compressão experimental já existisse na versão beta anterior, agora podemos ver melhor os seus efeitos com a poupança de dados a ser exibida num gráfico.

Para além da compressão, este sistema acelera as páginas web pois o proxy utiliza o protocolo SPDY do Google que permite usar uma única ligação TCP para transmitir múltiplos "canais" de dados. (As comunicações HTTPs continuarão a ser feitas directamente, não passando por este proxy do Google).

Este proxy não só converte as imagens para o formato WebP para reduzir o seu tamanho, como também é capaz de comprimir e optimizar o HTML, Javascript e CSS. Tudo isto resulta numa poupança substancial do tráfego para cada página... como tem também a vantagem de tornar mais rápido o acesso mobile. É que mesmo com o "4G", grande parte da população continua a ter que lidar com locais onde a cobertura não é tão boa como se desejaria... e todos os bytes poupados ajudam!


Podem descarregar o Chrome beta para Android na Play Store, e podem tê-lo instalado em simultâneo com o Chrome normal sem conflitos.

4 comentários:

  1. a parte de compressão é muito bem vinda, 46% está anos luz do opera, mas sempre tem a compatibilidade do motor do chrome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. outro problema e o chrome não ser compatível com todos os dispositivos android no mercado, ao contrário do opera

      Eliminar
  2. No Galaxy S2 com Android 4.1.2 não surge na Play Store.

    ResponderEliminar
  3. ou seja, é incompatível.

    ResponderEliminar